Sérgio Machado pede investimentos para o setor agropecuário do Ceará



O senador Sérgio Machado (PMDB-CE) reivindicou ações governamentais que promovam o desenvolvimento agropecuário no estado do Ceará, ressaltando que, segundo dados do Banco Mundial, 56% da população cearense classificada como pobre vivem em áreas rurais.

Sérgio Machado defendeu a adoção de medidas que incrementem o mercado interno, como a compra da produção regional para a merenda escolar; a formação de estoques reguladores para enfrentar períodos de superprodução (com quedas significativas de preços) ou carências sazonais; a aplicação de tecnologia moderna; e a criação de novas linhas de crédito, incentivos fiscais e investimentos em infra-estrutura.

- Temos de partir de um zoneamento agrícola. E com isso, definir pólos, considerando-se a pesquisa, a tecnologia, a capacitação técnica e gerencial, o crédito e a comercialização, buscando criar, para cada produto, o selo com a marca "Ceará" - afirmou.

Também é necessário, na opinião do senador, que o governo invista na área social, promovendo o trabalho e a renda, investindo em educação e saúde e regionalizando o conteúdo escolar, para que o aluno conheça o seu meio e saiba como transformá-lo. Sérgio Machado pediu também medidas para promover o turismo rural e a preservação histórica e cultural do Ceará.

O senador ressaltou que a agropecuária brasileira sempre esteve marcada pela vulnerabilidade climática, pela tecnologia rudimentar e pelo despreparo do produtor rural. Ele salientou que o setor agropecuário do Ceará era responsável, em 1985, por 15% do Produto Interno Bruto estadual e hoje corresponde a cerca de 6%.

Sérgio Machado disse que se não fossem as transferências, como aponsentadorias do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), as cotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e as emendas do orçamento público, o interior daquele estado, que depende muito da agropecuária, não se sustentaria.

12/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza pede investimentos no setor de infraestrutura de transportes

ODACIR PEDE PRIORIDADE PARA O SETOR AGROPECUÁRIO

SÉRGIO MACHADO APONTA AS REALIZAÇÕES DO GOVERNO FHC NO SETOR EDUCACIONAL

SÉRGIO MACHADO PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA

Sérgio Machado pede prioridade para discussão dos recursos hídricos

SÉRGIO MACHADO PEDE VOTAÇÃO IMEDIATA DA PEC SOBRE JUÍZES CLASSISTAS