Sérgio Souza anuncia ações da Comissão de Mudanças Climáticas




Após ter sido eleito no final de agosto para comandar a Comissão Mista de Mudanças Climáticas, que a partir de agora irá atuar em caráter permanente, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) citou medidas a serem adotadas para que o Parlamento dê uma contribuição efetiva no combate ao aquecimento global.

Após ouvir técnicos dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente sobre o comprometimento do Brasil com o tema e colher informações atualizadas sobre o 2º Inventário de Emissões Atrópicas pelos diversos setores da economia, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, a comissão, informou o senador, aprovou requerimento para ouvir o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, sobre o assunto.

Também será realizada, na sede da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu (PR), audiência pública sobre o impacto das mudanças climáticas na produção de energia hidrelétrica.

O parlamentar citou o protagonismo brasileiro nas diversas edições da Conferência das Partes da ONU para Mudanças Climáticas, especialmente a de Copenhague - COP-15, em 2009, em que o Brasil buscou acordo global entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para redução das emissões de gases de efeito estufa, o que acabou não ocorrendo.

Sérgio Souza recordou que esse esforço brasileiro vem sendo feito desde o Protocolo nº 3, quando se instituiu o Protocolo de Kyoto, no Japão, em 1997. Ele disse acreditar que o Brasil deverá manter essa posição nos próximos eventos mundiais, atuando com "altivez e firmeza" como representante do G-77.

- O Brasil tem sido o grande responsável nas articulações e vem ganhando cada vez mais destaque. Temos buscado junto aos demais países um acordo consensual que estabeleça metas e responsabilidades de cada nação no combate ao aquecimento global- afirmou.

Na abertura da Conferência Anual da Organização das Nações Unidas, enfatizou o parlamentar, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância da busca de acordo em Durban, África do Sul, em novembro, por ocasião da COP-17, que deverá funcionar, avalia o senador, como uma espécie de reunião preparatória para a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá no Brasil, em 2012.

Ao encerrar seu discurso, Sérgio Souza, informou que a comissão trabalhará de forma incansável para, mensuradas as causas do aquecimento global, que poderá levar a produção agrícola a transferir a produção a outras localidades como consequência das calamidades, contribuir para o debate sobre a equação entre maior produção agrícola e geração de energia sem a geração de maiores impactos ambientais.

A comissão tem como vice-presidente o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) e como relator o deputado Márcio Macêdo (PT-SE).



22/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza anuncia audiência da Comissão de Mudanças Climáticas na hidrelétrica de Itaipu

Sérgio Souza é novo presidente da Comissão de Mudanças Climáticas

Sérgio Souza elogia reunião da comissão de mudanças climáticas na usina de Itaipu

Comissão recebe Sérgio Rezende para discutir programa de mudanças climáticas

Comissão discute ações preventivas às mudanças climáticas no Cerrado

Comissão sobre Mudanças Climáticas quer acompanhar ações do governo e visa Rio+20