Sérgio Souza comemora centenário da Universidade Federal do Paraná



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) homenageou, nesta terça-feira (28), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelos seus cem anos de existência. O senador disse que a universidade, além de ser a mais antiga do país, é tida como referência no ensino superior brasileiro.

- Símbolo maior da intelectualidade paranaense, a universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que são norteados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – disse.

Sérgio Souza lembrou que a criação efetiva da universidade foi liderada por Victor Ferreira do Amaral e Silva no dia 19 de dezembro de 1912. Inicialmente a universidade funcionava como instituição particular, transformando-se em unirsidade federal somente em 1950.

Com sua federalização, a instituição passou por uma fase de expansões, lembrou o senador, com a construção do Hospital de Clínicas, em 1953; do Complexo da Reitoria, em 1958; e do Centro Politécnico, em 1961, que representaram sua consolidação.

O senador ressaltou que, além da cidade de Curitiba, a instituição está presente também no interior e no litoral do estado. Ele afirmou que a universidade é a maior criação da cultura paranaense, tendo sido eleita símbolo de Curitiba.

- A educação é a principal forma de transformação de uma sociedade. É a maior ferramenta para o desenvolvimento de uma nação. Por isso devemos celebrar o centenário da Universidade Federal do Paraná e de todas as instituições de ensino superior, que em grande parte são responsáveis pela formação intelectual deste país – disse.

Sérgio Souza chamou a atenção para a necessidade de o país garantir investimentos e recursos para o funcionamento das universidades federais e pediu o apoio dos senadores na aprovação de proposta de sua autoria (PLS 166/2013) que reduz as tarifas de fornecimento de energia elétrica às universidades públicas.

- De forma surpreendente fui informado pelo reitor da Universidade Federal do Paraná que nossa universidade paga a tarifa mais alta pela energia elétrica que consome, que destoa absolutamente da premissa de que a educação deve ser reforçada e incentivada  – protestou.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza destaca ações do governo federal no Paraná

Senado comemora centenário da Universidade Federal de Itajubá

Sérgio Souza defende maior participação do Paraná no FPE

Sérgio Souza aponta encolhimento do PMDB no Paraná

Sérgio Souza manifesta indignação com aumento da criminalidade no Paraná

Sérgio Souza comenta prejuízos com problemas climáticos no Paraná