Sérgio Souza defende maior participação do Paraná no FPE



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (11), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) pediu uma reflexão sobre o quanto o Paraná tem perdido com o pacto federativo. Ele reconheceu que o assunto é polêmico e pediu um cuidado especial com o tema, pois essa atenção pode fazer a diferença em cada estado brasileiro.

O senador afirmou que o Paraná arrecada para o Fundo de Participação dos Estados (FPE) cerca de R$ 35 bilhões por ano. No entanto, o estado fica apenas com R$ 4,3 bilhões, já que 86% do arrecadado ficam com a União e com os outros estados da Federação. Pelos critérios atuais, o FPE destina 85% de seus recursos para os estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

- Sempre estamos sendo preteridos. Sempre o Paraná tem que ceder. Mas o Paraná também tem seus problemas – argumentou o senador.

O senador lembrou que as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste têm recursos especiais, previstos na Constituição Federal. No entanto, disse o senador, o Paraná também tem regiões pobres, que precisam de atenção especial na parte financeira. Para Sérgio Souza, se a ideia é olhar as regiões que têm problemas de desenvolvimento, é preciso olhar o país por inteiro.

- Temos que tratar o desenvolvimento de forma diferenciada também no Sul – defendeu.



11/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza aponta encolhimento do PMDB no Paraná

Sérgio Souza destaca ações do governo federal no Paraná

Sérgio Souza manifesta indignação com aumento da criminalidade no Paraná

Sérgio Souza comemora centenário da Universidade Federal do Paraná

Sérgio Souza comenta prejuízos com problemas climáticos no Paraná

Sérgio Souza anuncia realização de feiras agropecuárias no Paraná