Sérgio Souza defende destinação de recursos para investimentos em armazenagem
Em pronunciamento nesta quinta-feira (29), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu a alocação de recursos para a ampliação e a modernização da atual infraestrutura de escoamento e armazenagem de grãos no país.
O senador defendeu a Medida Provisória (MP) 619/2013, que está em tramitação no Congresso Nacional e da qual é relator, que destina recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamento de novas estruturas de armazenagem.
Sérgio Souza ressaltou que essa é a primeira vez que o governo estabelece condições especiais para financiamento destinado exclusivamente ao segmento de armazenagem, e não necessariamente para a construção de armazéns próprios em propriedades rurais.
Nos últimos 15 anos, disse Sergio Souza, o crescimento da produção de grãos em toneladas foi de 217%, mas esse desempenho não foi acompanhado por investimentos adequados na infraestrutura de escoamento e armazenagem da produção.
- Isso resulta em gargalos significativos, que implicam custos logísticos e perda de competitividade, afetando as exportações e encarecendo os produtos no mercado interno – afirmou.
Hoje, disse Sergio Souza, há 3.500 estruturas de armazenagem que suportam 25 milhões de toneladas, para uma produção nacional de 180 milhões de toneladas. O déficit é de 40 milhões de toneladas, e o Centro-Oeste é a região com maior dificuldades, embora estejam presentes em todo o país.
29/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza pede mais investimentos para produção de etanol de cana de açúcar
Sérgio Souza elogia plano de investimentos na agricultura familiar
Sérgio Souza pede investimentos no setor de infraestrutura de transportes
Sérgio Souza parabeniza governo por investimentos em saneamento básico
Sérgio Souza pede agilidade em liberação de recursos para municípios atingidos por desastres
Sérgio Souza destaca investimentos do governo federal nos municípios paranaenses