Sérgio Souza diz que o país precisa de uma política nacional de irrigação
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) chamou a atenção em Plenário, nesta quarta-feira (13), para a necessidade de o país desenvolver uma política nacional de irrigação, que permita aos estados enfrentarem o problema da seca, garantindo a produção e a renda dos agricultores.
Na avaliação do parlamentar, um país como o Brasil, com os recursos que tem em termos de reservas de água doce, não pode deixar a sua produção agrícola sob o risco da ocorrência de secas, tendo a possibilidade de enfrentar o problema através da disseminação de sistemas de irrigação.
Sérgio Souza informou que nos dois últimos anos as secas que assolaram principalmente os estados do Sul e também o Mato Grosso do Sul, geraram um prejuízo de US$ 20 bilhões em termos redução de produtividade. Considerando toda a cadeia do agronegócio, as perdas totais alcançariam, ressaltou, pelo menos US$ 50 bilhões.
— No meu estado, o Paraná, que tem o maior lago artificial do mundo, o Lago de Itaipu, há poucos meses nós presenciamos, a uma centena de metros, uma lavoura toda morrendo de sede. Então a irrigação tem que ser um plano de governo, tem que ser um projeto de Estado para que nós venhamos a garantir a renda ao produtor, a produtividade e também a segurança alimentar, não só do Brasil, mas também de todo o planeta. O Brasil é o grande responsável por alimentar a humanidade — disse.
No início de seu pronunciamento, Sérgio Souza convidou todos os parlamentares a participarem, nesta quinta-feira (14), às 11h, de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), para discutir a redução dos juros do crédito agrícola.
13/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza: reforma política precisa ser feita com o conhecimento da sociedade
Sérgio Souza aponta crise de representação política no país
Sérgio Souza defende mudanças na MP do Código Florestal para ampliar irrigação
Brasil precisa de legislação contra o terrorismo, diz Sérgio Souza
Sérgio Souza diz que novo Código Penal precisa nascer e permanecer atualizado
Sérgio Souza pede reflexão sobre minirreforma política