Sérgio Souza: reforma política precisa ser feita com o conhecimento da sociedade
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comemorou, nesta quinta-feira (19), a aprovação, pelo Plenário do Senado, do substitutivo ao projeto de lei da chamada minirreforma eleitoral (PLS 441/2012), mas lamentou que os senadores não tenham avançado no debate de alguns pontos da reforma política.
Para ele, o Congresso precisa não só discutir o tema mas esclarecer para a população como funciona todo o processo político e eleitoral.
– Se o cidadão brasileiro não entender, como ele vai opinar num eventual plebiscito? Será que o cidadão brasileiro sabe o que é partido? Será que os filiados a esse partido sabem o que é partido? Vejam como a coisa tem de voltar muito antes do momento do voto para se entender a importância do voto do cidadão – explicou.
Sérgio Souza criticou o voto sem consciência de grande parte da população e disse ter esperança de que, nas eleições de 2014, o brasileiro faça uma retrospectiva da vida pregressa do seu candidato e não vote simplesmente porque é obrigatório.
– Nós precisamos eleger um Congresso comprometido com a reforma política. E essa reforma política tem que passar pela reforma partidária. Se eu perguntar para metade dos Deputados deste Brasil e, talvez, para alguns Senadores, para a maioria dos políticos eleitos qual é a ideologia do seu partido, eles talvez não saibam. Se você perguntar para os filiados a um partido político, no Brasil, o que significa a sigla do partido político ao qual é filiado, talvez ele não saiba – disse.
O senador destacou que o plebiscito é necessário para discutir questões de grande relevância e acredita que a consulta popular dará à sociedade condições de conhecer melhor todo o processo político. Entretanto, Souza ressaltou que a presidente Dilma Roussef foi precipitada ao sugerir esse processo de consulta, já que ainda há muitos pontos da reforma que ainda precisam ser explicados ao cidadão brasileiro.
19/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza diz que o país precisa de uma política nacional de irrigação
Jorge Viana: reforma política urgente e radical precisa ser feita pelo próprio Congresso
Sergio Souza cobra ampla reforma política antes das eleições de 2018
Sociedade brasileira precisa participar da reforma política, defende Vanessa Grazziotin
Brasil precisa de legislação contra o terrorismo, diz Sérgio Souza
Sérgio Souza diz que novo Código Penal precisa nascer e permanecer atualizado