Sérgio Souza diz que Ulysses Guimarães encarnou a esperança de liberdade
Primeiro signatário do requerimento de homenagem solene a Ulysses Guimarães (1916-1992), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) reverenciou a vida e a trajetória política do ex-presidente da Câmara dos Deputados, aos vinte anos da morte do Senhor Diretas.
- Uma das maiores e ricas biografias de políticos brasileiros do século 20 – disse o senador ao afirmar que Ulysses desempenhou papel de extrema importância para a história brasileira.
Sérgio Souza ressaltou que Ulysses Guimarães foi incansável no combate ao “regime de exceção e pelo restabelecimento da democracia”. O senador lembrou que o ex-presidente da Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988) foi um “verdadeiro símbolo nacional de resistência à ditadura militar”.
- Naquela quadra de nossa história, em que a pátria estava mergulhada na noite tenebrosa do arbítrio do terror, o doutor Ulysses encarnou a esperança de todo um povo de que haveria redenção, de que a liberdade haveria de novo alvorecer, de que a tirania haveria de ser superada. Capitaneando a luta pelos valores mais caros à alma humana, norteando pelos ideais sublimes da liberdade, da igualdade e da fraternidade – disse.
Com "inabalável determinação", Ulysses foi o chefe da elaboração da Constituição promulgada em 1988, "a mais democrática e avançada da história brasileira", acrescentou o senador.
Sérgio Souza disse ainda que Ulysses foi “paradigma das qualidades que fazem um grande estadista” e que seu desaparecimento deixou um enorme vazio no cenário político nacional.
- É sempre importante lembrar seu legado. Que a memória de Ulysses possa inspirar as gerações de brasileiros – disse.
15/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza manifesta esperança na reforma do Código Penal
Começa homenagem a Ulysses Guimarães
BR 232 PASSA A SE CHAMAR ULYSSES GUIMARÃES
Plenário homenageia Ulysses Guimarães
Senado homenageia Ulysses Guimarães
CE aprova instituição da Medalha Ulysses Guimarães