Sérgio Souza pede apoio à MP dos Portos



Lamentando o "gargalo logístico" que reduz a competitividade da economia brasileira, o senador Sergio Souza (PMDB-PR), em pronunciamento nesta segunda-feira (25), classificou como fundamental a aprovação da MP 595/2012, que incentiva a abertura dos portos à iniciativa privada. O parlamentar chamou a atenção para a elevação do custo Brasil e afastou argumentos dos opositores da MP.

- A medida provisória não privatizar o setor, e sim muda o modelo para tornar as licitações mais baratas e mais atrativas - definiu.

O senador citou reportagem da revista Veja desta semana que aponta um conjunto de problemas de logística no Brasil, incluindo a falta de transporte terrestre adequado e os atrasos nos portos causados por ineficiência e burocracia, que resultam em alto custo das exportações. Sérgio Souza mencionou que, segundo a reportagem, o Brasil economizaria R$ 180 bilhões no escoamento da safra se tivesse eficiência logística semelhante à dos Estados Unidos.

- Esse dinheiro [economizado] geraria mais dinheiro, gerando mais impostos, gerando mais riqueza aos nossos cidadãos.

Sergio Souza disse considerar injustificável a insatisfação dos portuários com o texto da medida provisória. E lamentou a adesão do Paraná ao movimento de oposição à MP promovido por autoridades públicas estaduais. Ele afirmou que os estados também são responsáveis pela melhoria da logística.



25/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza comemora anúncio de investimento no setor de portos

Para Sérgio Souza, MP dos Portos é fundamental para expansão econômica do país

Sergio Souza manifesta apoio a produtores rurais “brasiguaios”

Sérgio Souza manifesta apoio às Apaes no Plano Nacional de Educação

Sérgio Souza manifesta apoio à postura de Aldo Rebelo em relação a secretário da Fifa

Sérgio Souza pede investimentos no setor de infraestrutura de transportes