Sergio Souza manifesta apoio a produtores rurais “brasiguaios”



A situação dos produtores rurais brasileiros que vivem e trabalham no Paraguai, após o impeachment que tirou o Fernando Lugo da presidência daquele país, foi tema do pronunciamento que o senador Sergio Souza (PMDB-PR) fez nesta sexta-feira (6).

Ele disse que os “brasiguaios”, como são chamados os brasileiros que vivem no país vizinho, estão preocupados com a questão da regularização fundiária, mas também ficaram satisfeitos pelo fato de o Brasil não ter imposto um embargo econômico ao Paraguai após a saída de Lugo.

– Tenho conversado constantemente com os brasileiros e seus descendentes que lá vivem. Eles expressaram essa opinião – contou o senador.

Segundo Sergio Souza, os brasileiros e seus descendentes não alcançam 10% da população paraguaia, mas são responsáveis por cerca de 70% da produção agropecuária do país. O senador explicou que os maiores produtores rurais “brasiguaios” eram contra a gestão de Lugo – a quem acusam, segundo o parlamentar, de não oferecer segurança jurídica às suas propriedades.

E, apesar da extrema rapidez com que o Congresso paraguaio votou o impeachment de Lugo ter sido criticada em muitos países – o Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai do bloco, os agricultores brasiguaios, reiterou Sergio Souza, “aplaudiram” a decisão do governo brasileiro de não liderar um embargo.

– Todos com quem conversei manifestaram uma profunda gratidão ao governo brasileiro por não ter promovido um embargo – frisou Sergio Souza.

O senador ressaltou que participou de “uma gestão muito forte” junto ao governo brasileiro, em especial a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, para que não houvesse esse tipo de intervenção econômica.



06/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza manifesta preocupação com situação dos 'brasiguaios'

Severo manifesta apoio aos produtores rurais

Sérgio Souza manifesta apoio às Apaes no Plano Nacional de Educação

Sérgio Souza manifesta apoio à postura de Aldo Rebelo em relação a secretário da Fifa

Sérgio Souza cobra ação do Itamaraty em defesa dos brasiguaios

Sérgio Souza pede empenho do governo na garantia dos direitos dos 'brasiguaios'