Sérgio Souza propõe introdução de disciplinas sobre ética no ensino fundamental e médio
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comunicou em Plenário, nesta quinta-feira (9), a apresentação de projeto de lei com o objetivo de inserir na Lei de Diretrizes da Educação (LDB) a obrigatoriedade de duas novas disciplinas sobre ética nos currículos escolares.
No projeto (PLS 2/2012), Sérgio Souza propõe a introdução, na grade curricular do ensino fundamental, da disciplina Cidadania Moral e Ética. Já no ensino médio, para todas as séries, seria inserida a disciplina intitulada Ética Social e Política.
- O objetivo do projeto é aprimorar o conteúdo do ensino fundamental e médio com vistas a incluir, entre suas diretrizes, a preocupação com os valores morais e éticos que devem fundamentar a sociedade - disse.
Na avaliação do parlamentar, a introdução das novas disciplinas nos currículos escolares contribuirá para o aprimoramento da LDB e produzirá impactos positivos a longo prazo na cultura dos brasileiros.
No início do pronunciamento, Sérgio Souza comentou o relatório "De Olho nas Metas", divulgado esta semana pela Organização Não-Governamental "Todos pela Educação". Sérgio Souza considerou "muito preocupantes" os dados da pesquisa que revelaram, por exemplo, que apenas metade dos jovens brasileiros conseguem concluir o ensino médio até 19 anos de idade.
09/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza quer aulas de moral e ética no ensino fundamental e médio
Sérgio Souza defende disciplinas de moral e ética no currículo do ensino básico
Primeiro projeto de 2012 sugere disciplinas de cidadania e ética nos ensinos fundamental e médio
Sérgio Souza defende ensino de ética e cidadania na educação básica
Noções de Cidadania pode ser nova matéria do ensino fundamental e médio, como propõe projeto na CE
Disciplinas do ensino médio podem ser unificadas para facilitar aprendizagem