Sérgio Souza defende disciplinas de moral e ética no currículo do ensino básico



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu nesta quarta-feira (21) projeto de sua autoria que inclui no currículo do ensino fundamental a disciplina de Cidadania, Moral e Ética e, no ensino médio, a disciplina Ética Social e Política (PLS 2/2012). Aprovada na semana passada pelo Plenário do Senado, a proposta - que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) - seguiu para exame da Câmara dos Deputados.

Sérgio Souza afirmou ter certeza de que problemas graves do país, como a corrupção e a instabilidade jurídica, só poderão ser superados de maneira definitiva com uma política educacional mais voltada para a formação do caráter dos jovens e para o exercício responsável da cidadania.

De acordo com o senador, o projeto aprimora a lei atual, destacando a formação ética e política do cidadão por meio do ensino de conceitos fundamentados na obediência a normas, costumes, mandamentos culturais hierárquicos ou mesmo religiosos.

- No lado da formação ética, o aluno será levado a examinar os hábitos de viver e a conduta adequada em sociedade. Ele também será incentivado a desenvolver visão crítica dos fatos sociais e políticos que figuram na pauta prioritária da opinião pública. Além disso, terá as primeiras noções de democracia, sem influência ideológica, para que construa seu pensamento político por sua própria consciência - explicou Sérgio Souza, fazendo um apelo para que o projeto entre rapidamente na pauta de votações da Câmara.



21/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza propõe introdução de disciplinas sobre ética no ensino fundamental e médio

Sérgio Souza quer aulas de moral e ética no ensino fundamental e médio

Sérgio Souza defende ensino de ética e cidadania na educação básica

Projeto que inclui ética e cidadania no currículo do ensino básico segue para a Câmara

Currículo escolar poderá ter disciplinas de ética

Comissão aprova inclusão da disciplina ‘Cidadania Moral e Ética’ no currículo escolar