Sérgio Vieira de Mello responde carta de Suplicy e promete comparecer à CRE
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Suplicy (PT-SP), informou ao Plenário do Senado que recebeu resposta da carta aberta que enviou, como presidente da CRE, ao alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos e representante especial da ONU no processo de reconstrução do Iraque, embaixador Sérgio Vieira de Mello. O embaixador prometeu apresentar aos responsáveis pela administração do Iraque a proposta apresentada por Suplicy, de implantação de um programa de renda mínima no país ocupado.
-Tomei boa nota de sua sugestão de transpor para o Iraque o exemplo da experiência do Alasca, a qual levarei à consideração das instâncias decisórias que presentemente administram o Iraque-, diz Sérgio Vieira de Mello em sua carta resposta a Suplicy, datada de 30 de maio último. Em sua carta aberta, de 26 de maio, Suplicy explicou a experiência do Alasca, cumprimentou o embaixador pela nova missão e convidou-o para comparecer à Comissão de Relações Exteriores para debater a situação do Iraque.
Suplicy explicou que o ex-prefeito de uma pequena cidade e depois ex-governador Jay Hammond criou no Alasca, primeiro como prefeito, um fundo formado por 3% sobre os lucros da pesca para distribuir renda aos setores pobres da população de sua cidade. Eleito governador, separou 50% dos royalties sobre o petróleo extraído no Alasca para formar um fundo, o Fundo Permanente do Alasca, que passaria a atender à população carente de todo o estado.
Em sua resposta, Sérgio Vieira de Mello se comprometeu a comparecer à CRE logo que os compromissos no Iraque permitam.
03/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello
Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello
Suplicy felicita Sérgio Vieira de Mello por missão da ONU no Iraque
Suplicy destaca lançamento de livro sobre Sérgio Vieira de Mello
Suplicy entrega livro sobre Sérgio Vieira de Mello a Dilma Rousseff
Suplicy faz apelo pela indicação de Sérgio Vieira de Mello para o Nobel da Paz