Suplicy faz apelo pela indicação de Sérgio Vieira de Mello para o Nobel da Paz
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conclamou os senadores nesta quarta-feira (20) a apoiarem requerimento apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RJ) indicando o nome do embaixador Sérgio Vieira de Mello para disputar a indicação do Prêmio Nobel da Paz (post-mort) deste ano. Ele esclareceu que já existe precedente neste sentido, quando o sueco Dag Hammarskjld, em 1961, foi laureado com o Prêmio Nobel poucos meses após sua morte.
Suplicy, que também subscreveu o requerimento apresentado pelo senador gaúcho, observou que Sérgio Vieira de Mello reúne todos os méritos para ganhar o Nobel da Paz. Ele ressaltou a coragem e a iniciativa do diplomata, morto na última terça-feira (19), ao desempenhar importantes e difíceis missões, como no Timor Leste, quando preparou o governo provisório, assim como em Kosovo, no Líbano e nas fronteiras da Tailândia e do Camboja em períodos de guerra.
O senador leu artigo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, no qual Kofi Annan afirma que -a perda de Sergio Vieira de Mello é um golpe amargo para as Nações Unidas- e para ele, pessoalmente.
Eduardo Suplicy enviou votos de solidariedade à família do diplomata, que ocupava o cargo de chefe da missão da ONU no Iraque, e informou que, por decisão familiar, o diplomata será enterrado em Genebra, na Suíça, onde residia.
20/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon sugere indicação do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello ao Nobel da Paz
Senado aprova indicação de Vieira de Mello para Nobel da Paz
CRE sugere que Senado indique o nome de Sérgio Vieira de Mello para o Prêmio Nobel
Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello
Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello
Suplicy felicita Sérgio Vieira de Mello por missão da ONU no Iraque