Sérgio Zambiasi diz que projeto aprovado pelo Senado ampliará participação do vinho brasileiro no mercado externo
Ao comemorar a aprovação pelo Plenário, na terça-feira (19), do projeto de iniciativa da Câmara que estabelece padrões a serem seguidos na produção e comercialização do vinho brasileiro em razão de normas do Mercosul, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) disse acreditar que após a sanção presidencial da matéria serão ampliadas as condições de competitividade do produto no mercado externo.
O projeto, lembrou o senador, define os vários tipos de vinho, estabelece categorias de acordo com a cor e o teor de açúcar e fixa parâmetros de graduação alcoólica. Zambiasi ressaltou que os relatores da matéria, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC), expressaram o entendimento de que a adequação do vinho brasileiro aos padrões internacionais aumentará a participação do país no mercado externo.
- O vinho nacional vem melhorando de qualidade, chegando a ser premiado no exterior - afirmou o senador, acrescentando que os investimentos feitos nas vinícolas do Rio Grande do Sul, responsáveis por 90% da produção brasileira, e a abertura de novas áreas produtoras no Vale do São Francisco (Bahia e Pernambuco) têm garantido equilíbrio nas trocas com o exterior. Atualmente as importações respondem por 43,9% do consumo nacional.
Zambiasi também registrou matéria publicada na edição desta semana da revista Veja, destacando a qualidade dos espumantes gaúchos. No ano passado os espumantes brasileiros ganharam 23 medalhas nos sete principais concursos internacionais realizados na França, Inglaterra, Itália e nos Estados Unidos. Neste ano, a participação brasileira nas mesmas competições rendeu às vinícolas nacionais 35 medalhas.
20/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Zambiasi quer instituir o Dia Nacional do Vinho
Eletrobras quer aumentar participação no mercado externo em 2012
Quase metade das indústrias exportadoras perdeu participação no mercado externo em 2010
Ministério da Agricultura vai investir em estratégias para reforçar cacau brasileiro no mercado externo
Agronegócio: São Paulo sedia II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo
Dilma não pode ser responsabilizada pelo 'apagão', diz Sérgio Zambiasi