Dilma não pode ser responsabilizada pelo 'apagão', diz Sérgio Zambiasi



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (12), que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não pode ser responsabilizada pelo "apagão" que atingiu 18 estados brasileiros e até o Paraguai, ocorrido na ultima terça-feira (10). Dilma, que ocupou o Ministério das Minas e Energia no período de elaboração do marco regulatório do setor elétrico (2003-2005), foi apontada por senadores da oposição como responsável pelo problema.

Zambiasi disse que o "apagão" elétrico não é um "privilegio brasileiro", lembrando que fenômenos como esse têm ocorrido em países de todo o mundo. Ele citou especificamente os Estados Unidos, o Canadá e a Indonésia, onde, em 2005, um blecaute deixou sem energia elétrica 100 milhões de pessoas por 12 horas.

- Blecautes não podem ser evitados - disse Zambiasi, lembrando ainda a ocorrência de outros apagões no país em 1999 e 2001.

O senador disse que, para levar a energia elétrica a áreas isoladas no meio rural, o governo de Fernando Henrique Cardoso criou, em dezembro de 1998, o Programa Nacional de Eletrificação Rural, conhecido como Luz no Campo e que Dilma lançou o programa Luz para Todos, "que transformou a vida de milhões de pessoas no Brasil".

Zambiasi reiterou que "ninguém tem autoridade de acusar" Dilma no caso do "apagão" de terça-feira, acrescentando que "o Brasil está trabalhando para que no futuro tenha energia abundante e suficiente para promover o desenvolvimento".



12/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


'Dilma é a responsável pelo apagão', diz José Agripino

'Dilma é a responsável pelo apagão', diz José Agripino

Sérgio Zambiasi diz que projeto aprovado pelo Senado ampliará participação do vinho brasileiro no mercado externo

Sérgio Zambiasi comemora "luz no fim do túnel"

CI vai discutir apagão com Dilma, Lobão e outras autoridades

Os Gaúchos e o Rio Grande/Entrevista Sérgio Zambiasi