Serra defende obras para garantir abastecimento de energia



As obras emergenciais que diminuiriam o risco de problemas no fornecimento de energia em São Paulo foram identificadas por meio de um levantamento dos

O governador José Serra enviou ofício ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em que defende maior agilidade em obras na rede de transmissão consideradas essenciais para “reforço do sistema elétrico de São Paulo” e aumentar a confiabilidade do abastecimento de energia no Estado.

No documento, o governador de São Paulo lembra da interrupção no fornecimento de energia registrada na primeira semana de março, que afetou cerca de três milhões de pessoas das regiões centro, sul e oeste da cidade de São Paulo por 75 minutos.

As obras emergenciais que diminuiriam o risco de problemas no fornecimento de energia em São Paulo foram identificadas por meio de um levantamento dos técnicos paulistas e inclui intervenções nos municípios de Araras, Mirassol, Getulina, Atibaia, em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, o documento reitera a necessidade de obras em reatores e transformadores em subestação do Vale do Paraíba, obras de melhoria em subestações de Guarulhos e no bairro Interlagos na Capital, Vale do Ribeira e em linhas de transmissão na Baixada Santista.

“Estas obras necessitam entrar em operação o mais breve possível, visto que o atraso impacta de forma significativa o desempenho elétrico do Estado de São Paulo”, observa Serra. “O assunto é de suma para a consecução das políticas públicas de desenvolvimento do Estado de São Paulo”, reforça o governador.

Em outro trecho, Serra lembra que situação é preocupante, sobretudo por não ser única. Ele assegura ainda que outros pontos de suprimento do Estado de São Paulo, em especial a Região Metropolitana de São Paulo, podem “estar com confiabilidade crítica para os padrões requeridos para uma metrópole”.

O governador Serra afirma também que a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo manteve contato com o ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela operação do sistema elétrico da Rede Básica que supre as cargas de distribuição, manifestando preocupação. “Foi obtido daquele órgão o compromisso da realização de estudos de confiabilidade atual do suprimento elétrico, em especial na Região Metropolitana de São Paulo, identificando-se a situação atual, as obras de reforço a serem implementadas e a sua prioridade”, frisa Serra.

Segundo a secretaria de Energia, o consumo no Estado cresce 4% ao ano, percentual superior à capacidade atual da rede.

Cleber Mata



04/16/2008


Artigos Relacionados


Ministério analisa novas medidas para garantir abastecimento no Sul

Governo amplia esforços para garantir abastecimento de água

Ações da Sabesp para garantir abastecimento de água no litoral

Há esforço para garantir abastecimento de gás natural no Brasil, diz Delcídio

Delcídio registra esforço do governo para garantir abastecimento de gás natural

Sabesp intensifica ações para garantir abastecimento no litoral neste verão