Delcídio registra esforço do governo para garantir abastecimento de gás natural



Ao discursar nesta quarta-feira (28), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que o governo federal está realizando "um trabalho intenso" para garantir o abastecimento de gás natural aos veículos, usinas termoelétricas, indústrias, residências e estabelecimentos comerciais do país. O senador disse que a utilização do gás natural já compreende 10% da matriz energética brasileira.

O senador lembrou que atualmente o Brasil produz 40 milhões de metros cúbicos de gás diariamente e importa 30 milhões da Bolívia. Ele informou que de 2008 a 2012 a Petrobras deve investir US$ 18 bilhões na produção e na infra-estrutura de gás. Com isso, acredita o senador, a previsão é chegar a 2012 produzindo 70 milhões de metros cúbicos diários.

Delcídio disse que as grandes usinas hidrelétricas, como a do Rio Madeira e a de Belo Monte, estarão em operação em 2014 ou 2015, ressaltando que o país não poderá contar, agora, com a energia por elas produzida. Diante disso, explicou o senador, o Brasil terá que contar, na matriz energética, com o gás natural e com a termoeletricidade para evitar que ocorram racionamentos.

O senador disse ainda que outra questão importante para o Brasil é a integração energética com os países vizinhos, como a construção de uma hidrelétrica em conjunto com a Argentina e a utilização de gás natural peruano.

Na avaliação do senador, o grande desafio que o Brasil precisa enfrentar é a busca de soluções para a questão energética, em sua opinião "o maior gargalo para o crescimento do país". Paralelamente à questão energética, disse o senador, o Brasil precisa tratar de outras questões também ligadas à infra-estrutura, como rodovias, ferrovias e hidrovias, "para garantir competitividade e um futuro melhor para todos os brasileiros".

Em apartes, os senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Wellington Salgado (PMDB-MG) elogiaram o pronunciamento do colega.

Professores assassinados no MT

Delcídio também prestou solidariedade à população do estado do Mato Grosso em virtude dos assassinatos de três professores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) na madrugada desta quarta-feira (28), em Rondonópolis.

- Lamentavelmente, o Brasil, novamente, defronta-se ou traz à tona esses tristes acontecimentos, os quais refletem a insegurança em que vivemos - lamentou.

100 anos da Shell

Delcídio aproveitou também para parabenizar a empresa Shell pelos 100 anos de funcionamento, 94 deles com filiais no Brasil.

- É importante registrar que a Shell está no Brasil desde 1913, no Rio Grande do Sul, quando abastecia aeronaves utilizadas por aquele estado, lá atrás, nos primórdios da Varig. Foi [da empresa] a primeira bomba de combustível instalada em Brasília, quando Juscelino Kubitscheck para aqui veio - registrou.



28/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Há esforço para garantir abastecimento de gás natural no Brasil, diz Delcídio

Governo amplia esforços para garantir abastecimento de água

Governo quer garantir abastecimento de água em escolas públicas

Delcidio defende uso de gás natural para impedir racionamento de energia

Delcídio sugere investimento em gás natural para evitar apagão

Delcídio destaca esforço do Senado para se tornar transparente