Serviço: Central de Informações do Metrô ganha serviço 0800
Ligações são gratuitas
A Central de Informações do Metrô (CIN) tem, a partir de hoje, dia 26, um novo telefone, o número 08007707722, que foi implantado para melhor atender as pessoas que procuram esse serviço, já que nesse número a ligação é gratuita.
A história da CIN, na realidade, começou no ano de 1975, mas, nessa época, servia apenas como suporte para os funcionários na busca de informações que orientassem os usuários do então recém-implantado metrô paulistano.
O Metrô, percebendo o potencial do serviço e para oferecer mais um diferencial no atendimento aos usuários, disponibilizou a CIN para o público externo e, no ano de 1976, atendeu a 16.203 consultas. No ano seguinte, o total de atendimentos atingiu a marca de 26.321.
Em 1986, com exatos dez anos de existência, a CIN recebeu 145.025 consultas. Vale destacar que desde 1989 a CIN deixou de prestar informações sobre os terminais rodoviários, que, naquele ano, passaram a ser administrados pela iniciativa privada. A partir de 1995, com a adoção do sistema Distribuidor Automático de Chamadas (DAC), que permite o rodízio dos atendentes, o serviço ganhou agilidade e hoje é feito no tempo máximo de 50 segundos.
No ano passado, as consultas totalizaram 150.927 atendimentos, cerca de 600 ligações diárias.
Serviço
O telefone 3286-0111 continuará atendendo, mas irá transferir a ligação para o 08007707722, de modo que as pessoas que ligarem no antigo número serão informadas do novo telefone, por meio de mensagem eletrônica.
A CIN dá informações sobre bilhetes, integrações possíveis com trens e ônibus, localização de ruas e pontos de interesse nos arredores das estações e sobre documentos encontrados no sistema.
A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h, exceto feriados. Nas estações República, Tatuapé, Barra Funda e Sé, na Linha 3-Vermelha, e na estação Tucuruvi, na Linha 1-Azul, é possível contatar a CIN utilizando os telefones dos usuários.
Desde o ano passado, a Central está capacitada a receber ligações de pessoas com deficiência auditiva, por meio dos telefones para surdos.
Quem não possui os telefones especiais em casa, pode fazer as ligações de aparelhos instalados nas estações Vila Mariana, Santa Cruz, Tatuapé, Barra Funda e Sé. As ligações
01/26/2006
Artigos Relacionados
Serviço: Central de Informações do Metrô ganha serviço 0800
Metrô: Central de Informações ganha serviço 0800
Metrô: Central de informações ganha serviço 0800
Sérgio Suiama critica recusa da Google em instalar central de serviço 0800
Serviço: Fazenda cria 0800 para informações sobre ICMS e IPVA
Serviço: Fazenda cria 0800 para informações sobre ICMS e IPVA