Sérgio Suiama critica recusa da Google em instalar central de serviço 0800



O procurador da República no estado de São Paulo Sérgio Suiama criticou, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, a recusa da Google em oferecer uma central de atendimento do tipo 0800 (ligações gratuitas) para queixas, sugestões e denúncias de usuários no Brasil. Segundo informou, a empresa teria justificado a recusa argumentando que "o modelo de negócios" só prevê atendimento aos usuários por meio da Internet.

Sérgio Suiama sustentou, no entanto, que esse serviço via Internet não funciona. Para fundamentar sua afirmação, relatou o caso de uma mãe que enfrentou longa demora para a retirada do Orkut de uma página falsa, com menção a prática de sexo, atribuída a sua filha.

Ainda de acordo com o procurador, a Google informa que o prazo para retirada de páginas, depois de solicitação à empresa, seria de 15 dias. Na sua avaliação, trata-se de um tempo excessivo diante dos danos causados às pessoas.

Para evitar a prática de crimes virtuais no Orkut, Sérgio Suiama sugeriu, entre outras, as seguintes medidas à Google: identificação dos usuários, campanhas de esclarecimento sobre crimes na Internet e central de atendimento telefônico.



09/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serviço: Central de Informações do Metrô ganha serviço 0800

Serviço: Central de Informações do Metrô ganha serviço 0800

Metrô: Central de Informações ganha serviço 0800

Metrô: Central de informações ganha serviço 0800

Sérgio Cabral informa que divulgação do 0800 para idoso irá continuar

Serviço 0800: Cidadão em linha direta com o Senado Federal