Serviços: E-poupatempo completa 500 mil atendimentos
A marca é atingida na tarde desta sexta-feira, 27 de janeiro, com comemoração no Poupatempo Ribeirão Preto
O e-poupatempo, conhecido por oferecer aos cidadãos acesso aos serviços públicos eletrônicos, com a orientação de funcionários treinados, atinge a marca de 500 mil atendimentos prestados na tarde desta sexta-feira, dia 27 de janeiro.
O Posto Poupatempo Ribeirão Preto foi escolhido para a comemoração, pois, na ocasião, sedia reunião periódica dos Supervisores de Atendimento de todas as salas e-poupatempo do Estado que, juntas, chegarão a este meio milhão de atendimentos.
Primeira experiência rumo ao futuro Poupatempo Virtual, criada em setembro de 2001 pela Superintendência do Poupatempo, o e-poupatempo começou com sua sala de atendimento piloto no Posto Poupatempo Guarulhos. A idéia era levar o Padrão de Atendimento dos serviços presenciais ao meio eletrônico.
Hoje, já são cinco as salas e-poupatempo que atendem nos Postos Poupatempo Guarulhos, Ribeirão Preto, Campinas Shopping, Santo Amaro e São Bernardo do Campo, além de contar com um ponto de atendimento no Poupatempo Móvel. Um dos principais objetivos da implantação destas salas é incentivar o cidadão a realizar os serviços eletrônicos por si próprios. Os atendentes atuam como facilitadores e auxiliam, quando necessário, na execução do serviço,seja na manipulação do equipamento ou na navegação da página do órgão responsável. Também cabe aos atendentes acompanhar todo o processo e identificar as dificuldades e barreiras encontradas pelo cidadão, além de observar o comportamento dos usuários diante do atendimento eletrônico.
Todos os dados coletados nas salas de atendimento são analisados, proporcionando informações importantes para que os responsáveis pelos serviços conheçam o perfil dos cidadãos e em que pontos eles têm maiores dificuldades para a utilização dos serviços.
Entretanto, o que os cidadãos não sabem, é que além do atendimento prestado nas salas, o e-poupatempo desenvolve uma série de trabalhos visando conhecer o perfil dos usuários dos serviços públicos na Internet e, ainda, atua como um laboratório da execução destes serviços. Estas observações fornecem subsídios aos diversos órgãos e entidades do Governo do Estado de São Paulo, para que cada vez mais se aprimore o atendimento eletrônico prestado ao cidadão.
Frentes de Trabalho
As frentes de trabalho do e-poupatempo englobam desde o Laboratório de Interação Homem-Computador (LabIHC), instalado no Poupatempo Guarulhos que opera em parceria com a Escola Politécnia da USP, até o desenvolvimento e a manutenção do Portal do Cidadão (www.cidadao.sp.gov.br), que concentra todos os serviços do Governo do Estado, organizados por "eventos de vida" do cidadão. O e-poupatempo congrega, também, Grupo de Design, que elabora manuais normativos, de orientação e de recomendações para os profissionais de design de Internet do Governo do Estado e promove, mensalmente, o WebDay, evento que reúne os responsáveis pelos produtos digitais para o domínio sp.gov.br, que discutem suas experiências, além de participarem da apresentação de palestras e painéis.
O e-poupatempo também elabora as interfaces gráficas e a aplica os testes junto aos usuários para o projeto e-GOIA (Inovação e Acesso em Governo Eletrônico), contemplado pela União Européia, por meio do @LIS (Alliance for the Information Society), programa de cooperação para acelerar o desenvolvimento da Sociedade da Informação da América Latina. A viabilização do laboratório e-gov, para treinamento dos profissionais envolvidos em Governo Eletrônico, com cursos baseados nas diversas ferramentas gráficas disponíveis no mercado, bem como nas áreas necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços eletrônicos também acontece por meio do e-poupatempo.
Além disso, com o objetivo de fornecer mais alternativas de serviços ao cidadão, o e-poupatempo realiza, ainda, prospecções de novas tecnologias como portais de voz, TV digital
01/27/2006
Artigos Relacionados
Serviços: E-poupatempo completa 500 mil atendimentos
Poupatempo Sorocaba completa um ano com 500 mil atendimentos realizados
Poupatempo completa 11 anos e amplia rede de atendimentos
Poupatempo Bauru completa 2 anos e de 2 milhões de atendimentos
Poupatempo Lapa completa 1º aniversário com a marca de 687 mil atendimentos realizados
Poupatempo Ribeirão Preto completa 9 anos com 14 milhões de atendimentos