Servidores do Executivo passam a contar com Fundação de Previdência Complementar



Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, essa entidade fechada de previdência complementar administrará e executará planos de benefícios previdenciários

Publicado nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial da União, decreto nº 184/12 criando a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, essa entidade fechada de previdência complementar administrará e executará planos de benefícios previdenciários.

De acordo com o ministro da Previdência Social (MPS), Garibaldi Alves Filho, o próximo passo para que a Funpresp do Executivo passe a funcionar é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) analisar e ratificar os termos do decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff.

A estimativa do secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior, é que a Previc aprove a criação da Funpresp-Exe em, no máximo, 30 dias. O secretário antecipou que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão está contratando uma consultoria para finalizar o regimento dos planos, que já contém minuta. Esse é o documento que norteará o funcionamento e apresentará todos os detalhes da Funpresp.

Funpresp-Exe

A Funpresp-Exe será estruturada na forma de fundação, de natureza pública, com personalidade jurídica de direito privado e autonomia administrativa, financeira e gerencial. A entidade terá sede e foro em Brasília (DF) e sua estrutura organizacional será constituída de Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria-Executiva.

O Ministério do Planejamento celebrará convênio de adesão com a Funpresp-Exe em nome dos órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo federal. Ficará responsável, ainda, pelo aporte, desconto e transferência das contribuições feitas para o fundo de pensão e também pela supervisão e fiscalização das atividades da Funpresp-Exe.

O decreto estabelece a possibilidade de o Ministério Público da União, o Conselho Nacional do Ministério Público, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União - na qualidade de patrocinadores de planos de benefícios próprios – celebrarem convênios de adesão com a Funpresp-Exe.

Veja também: Dilma Rousseff sanciona lei que cria fundo de previdência para servidor público

 

Leia mais:
Aberta consulta para fim de patrocínio no regime fechado de previdência complementar 
Nova Câmara de Recursos da Previdência Complementar quer zerar processos
Governo quer implantar a Funpresp o mais rápido possível, diz Garibaldi
Sancionada nova aposentadoria para servidor

Fonte:

Ministério da Previdência Social

 



21/09/2012 17:30


Artigos Relacionados


Autorizada a Fundação de Previdência Complementar aos servidores públicos

Legislativo e Executivo poderão ter o mesmo fundo de previdência complementar

Servidores de SP serão os primeiros a ter previdência complementar

CAE pode votar previdência complementar dos servidores

Novos servidores aderem ao regime da Previdência Complementar

Plenário vota previdência complementar de servidores públicos