Serys anuncia entrega de terminal no aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá




A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou em Plenário a entrega, em dezembro, do módulo operacional de desembarque de passageiros do aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá (MT). A notícia, disse ela, foi dada pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Parreira, em reunião na quarta-feira (4).

Como a capital Cuiabá será uma das sedes da Copa de 2014, as obras de expansão do terminal de passageiros terão início em agosto de 2011. Orçado em R$ 8,7 milhões, o terminal terá capacidade para 2,8 milhões de passageiros em 2014. Em 2009, informou a senadora, foram atendidos 1,6 milhão de usuários e em 2010 o número chegará 1,9 milhões.

- Fiquei muito animada porque o movimento do aeroporto está insustentável. Há anos lutamos por essas medidas. Mato Grosso é o estado que mais cresce no país, principalmente pela área agrícola e o turismo e os passageiros, em sua maioria, vêm de avião que esperam o atendimento seja breve e com qualidade - observou.

Violência contra a mulher

Depois de salientar que a Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica contra a mulher, completa seis anos no dia 7 deste mês, Serys divulgou dados fornecidos pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. De acordo com eles, a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - registrou 271.719 atendimentos neste semestre, aumento de 95,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 138.985 ligações.

Serys disse ainda que, conforme o relatório, 39,8% das mulheres que ligaram para o serviço declararam sofrer violência desde o início da relação, 38% disseram relacionar-se com o agressor por mais de 10 anos e 71,7% moram com o agressor. Com relação aos filhos, 68,9% presenciam a violência, sendo que 15,6% sofrem violência. E em 56% dos casos não há uso de álcool ou nem sempre o uso de álcool ou drogas está presente, relatou a senadora.

A senadora destacou que a violência doméstica é "democrática", na medida em que atinge todas as classes sociais, países desenvolvidos e em desenvolvimento. Para a senadora, o crescimento nos números não mostra um aumento na violência, mas um aumento nas denúncias devido à maior informação pelas mulheres acerca da Lei Maria da Penha, que as encoraja a denunciar.

Serys, no entanto, criticou o comportamento de alguns juízes, que ainda insistem em não aplicar a lei, adotando "comportamento machista", em defesa dos agressores. Assinalou da educação como forma de combater a violência. Muitas vezes, disse, os filhos têm comportamento exemplar nos ambientes sociais, mas não aprenderam a respeitar e tratar dignamente as mulheres.

Iraniana condenada

A senadora ainda condenou a violência contra as mulheres na República Islâmica do Irã, que condenou à morte por apedrejamento Sakineh Mohammadi Ashtiani, inicialmente acusada de adultério, por supostamente ter traído o marido, mesmo após a sua morte.

Agora, pressionado pela comunidade internacional, critica Serys, o governo iraniano a acusa de ser responsável pela morte do marido. Serys disse que apesar de o presidente Lula ter oferecido abrigo a Sakineh, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad recusou a oferta.

- Sakineh conseguiu ultrapassar os muros do que ela está vivendo. Quantas Sakineh têm que ser salvas? Todas as mulheres que estão com esse tipo de condenação têm que ser salvas - alertou.

Biodiesel e agricultura familiar

Serys mostrou-se otimista com a produção de biodiesel no país. Para ela, o Brasil pode investir no setor com respeito ao meio ambiente e sem prejudicar a produção de alimentos. Ela também defendeu a agricultura familiar e fez menção especial a projeto de lei que obriga as prefeituras a adquirir, pelo menos 30% dos produtos que compõem a merenda escolar da agricultura familiar.

Também mencionou a tramitação, na Câmara, de projeto que inclui no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a federalização de estradas que atualmente são de responsabilidade do estado do Mato Grosso, o que garantirá outros 5 mil quilômetros para escoamento da produção agrícola ao estado.



05/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mato Grosso iniciará primeira etapa de obras do aeroporto Marechal Rondon

Estadas: DER entrega ponte na Marechal Rondon (SP-300)

Estadas: DER entrega ponte na Marechal Rondon (SP-300)

Serys anuncia seminário sobre regularização fundiária em Cuiabá

Deságio de 46,7% leva Marechal Rondon Oeste

Valdir Raupp homenageia Marechal Rondon