Serys aplaude programa de regularização de terrenos em Mato Grosso



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) destacou, nesta quinta-feira (19), a assinatura de convênio entre o Ministério das Cidades e o governo de Mato Grosso para regularizar a situação de mais de 50 mil títulos de propriedade em áreas urbanas naquele estado.

- Esse é um investimento social da maior importância, e que acontece em momento de grande inquietude entre moradores de cidades como a nossa capital, Cuiabá - afirmou a senadora.

O projeto será gerido pelo Ministério das Cidades, que estabeleceu parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso. Está prevista a atuação conjunta com as prefeituras municipais, o que a parlamentar do PT considera fundamental para a solução de um problema "antigo e dramático".

Serys chegou a usar a expressão "caos fundiário" para descrever o quadro. E deu como exemplo o conflito que marca até os processos de transferência em andamento, como o dos moradores dos bairros da região do Vale Gumitá, em Cuiabá. Entre as preocupações dos moradores está a falta de informações sobre quem será removido, quando e como isso ocorrerá e para onde serão levados.

Há casos de moradores e de comerciantes da área que têm escrituras e títulos definitivos dos imóveis. Outros temem sair de lotes considerados de tamanho razoável para imóveis de 32 metros quadrados. A senadora salientou que é preciso garantir o detalhamento das indenizações.



19/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys aplaude duplicação de rodovia em Mato Grosso

Serys aplaude avanço de consciência ambiental de produtores do Mato Grosso

Serys Slhessarenko comemora resultados do programa Luz para Todos em Mato Grosso

Serys elogia programa que paga ao proprietário para preservar cerrado no Mato Grosso

Incra inicia regularização de área quilombola de Mato Grosso

Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso