Serys aplaude avanço de consciência ambiental de produtores do Mato Grosso



Em discurso nesta sexta-feira (26) no Plenário, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) manifestou sua satisfação com o crescimento do compromisso ambiental dos agricultores, pecuaristas e pela sociedade em geral do estado do Mato Grosso. Ela citou, especificamente, o anúncio feito pelo maior grupo frigorífico do estado, Marfrig, de que não mais comercializará carne bovina oriunda de fazendas desmatadas ilegalmente.

Segundo a senadora, a medida é um marco histórico, já que Mato Grosso responde por mais de 13% das exportações brasileiras de carne, produção que registra constante crescimento. Em sua avaliação, tem-se ampliado a consciência ambiental de produtores que implantaram criações de gado na região há muitos anos. A decisão dos Frigoríficos Marfrig de não abater, comprar ou comercializar carne oriunda de áreas da Amazônia que tenham sido desmatadas ou que utilizam trabalho escravo é o melhor sinal desta mudança, avaliou Serys.

Para a senadora, as transformações verificadas no estado também resultam do compromisso de governantes, produtores e da sociedade mato-grossense com o desenvolvimento sustentável. Ela disse já ser perceptível a redução de queimadas em fazendas da região e a menor circulação de caminhões repletos de toras de madeiras.

- A mudança da realidade é visível e, daqui em diante, ninguém vai querer produzir soja, boi ou seja o que for, em área desmatada.

A parlamentar também registrou visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há uma semana, em Mato Grosso. Lula visitou a cidade de Alta Floresta, para lançar o programa Mutirão Arco Verde - Terra Legal, que facilita financiamentos para cultivos orgânicos em unidades familiares de produção, e foi recebido com entusiasmo pela população.

- A carne protegida é muito importante, pois não adianta ter lucro e não ter qualidade de vida. E ninguém vai desmatar se tiver sua sobrevivência garantida com dignidade, pois dignidade é o que todo ser humano realmente precisa. Nós temos que acabar com a pobreza e não com os pobres. Basta ter políticas públicas qualificadas, como o Terra Legal - disse Serys.

A senadora recebeu aparte de apoio da senadora Fátima Cleide (PT-RO), quetambém elogiou o programa do governo, enfatizando o caráter inovador da proposta.

Banco do Brasil

Serys Slhessarenko aproveitou para informar aos funcionários do Banco do Brasil de Cuiabá que encaminhou carta ao presidente da instituição, solicitando a revisão da decisão de transferir para Brasília o Centro de Suporte Operacional de Cuiabá, responsável pela avaliação da concessão de créditos rurais e urbanos para Mato Grosso e Rondônia. Segundo ela, a implantação da mudança vai gerar dificuldades para os usuários desses serviços.



26/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys destaca avanço de obras de infraestrutura em Mato Grosso

Serys aplaude duplicação de rodovia em Mato Grosso

Serys aplaude programa de regularização de terrenos em Mato Grosso

Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso

Tebet aplaude cinqüentenário de jornal em Mato Grosso do Sul

Serys Slhessarenko aponta crescimento da consciência ambiental