Ramez Tebet participa de lançamento da "pedra fundamental" da Unilegis
O presidente do Senado, Ramez Tebet, participa nesta quarta-feira (18), às 10h, do lançamento da -pedra fundamental- das futuras instalações da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis). A solenidade vai acontecer na área em que será construído o campus da instituição de ensino, um terreno com 31 mil metros quadrados cedido pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) em outubro e que se localiza no Setor de Clubes Sul de Brasília.
Após descerrar a placa inaugural da obra, Tebet deverá assinar documento autorizando a administração do Senado a contratar o escritório de Oscar Niemayer para elaborar o projeto arquitetônico.
- Imaginamos que, no início do segundo semestre de 2003, a construção da sede da Unilegis seja licitada - adianta o diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Florian Augusto Coutinho Madruga.
A previsão do Senado, conforme acrescentou o dirigente do ILB, é inaugurar a obra em 2005. Além de salas de aula, laboratórios, central de vídeo e alojamento, o campus da Unilegis deverá abrigar um centro cultural, contando com anfiteatro, área de exposição e um museu com obras de arte do acervo do Senado.
CURSOS
Embora ainda não tenha sede própria, a Unilegis iniciou suas atividades há cerca de dois meses, oferecendo um curso de especialização em Direito Legislativo, com duração de 360 horas, para 120 servidores do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com Florian Madruga, convênios já estão sendo firmados com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a promoção de novas atividades em 2003.
Está sendo acertada, por exemplo, a organização do curso -Estado, Direito e Tecnologia da Informação-, dirigido a servidores das Assembléias Legislativas e a ser ministrado à distância. Com duração de 18 meses, o curso contará com 70 vagas e período de inscrição e seleção iniciado em fevereiro próximo.
A oferta de cursos de caráter seqüencial, com nível de graduação e dois anos de duração, também consta dos planos da Unilegis. -No início de 2003, deveremos dar entrada no pedido de autorização junto ao Ministério da Educação-, informou o diretor do ILB, observando que a tônica dos cursos ofertados serão as atividades legislativa e parlamentar.
O evento de lançamento da sede da Unilegis também vai contar com a presença do vice-reitor executivo e diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, e do vice-reitor acadêmico, professor Antônio Barbosa.
16/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet participa de lançamento de pedra fundamental do Unilegis
Dilma participa do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro do Rio Tietê
Ramez Tebet participa de lançamento de CD-ROM sobre o Senado
Maciel anuncia ida à solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE
Valter Pereira registra homenagem da Unilegis a Ramez Tebet
Serys comunica lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de plástico verde do mundo