Serys convida para videoconferência sobre atuação política feminina
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) convidou, nesta sexta-feira (26), as mulheres, e especialmente as que participam dos movimentos em favor dos direitos femininos, a participar de videoconferência a ser realizada pelo Interlegis sobre atuação política das mulheres. Em todo o Brasil será possível acompanhar a videoconferência nas assembléias legislativas. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (31), das 15h às 18h, e participarão do debate cientistas e pesquisadoras de diversas universidades federais. A videoconferência faz parte das comemorações do Congresso pelo Ano Nacional da Mulher, comemorado em 2004.
Em seu discurso, Serys Slhessarenko destacou ainda a importância do debate que vem acontecendo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sobre a reforma do Judiciário. A senadora disse que talvez a discussão sobre os destaques relativos às emendas à reforma não se conclua semana que vem e ainda se estenda até a outra, uma vez que são 165 destaques.
- A reforma do Judiciário tramita há mais de 10 anos. Na CCJ está havendo uma discussão aprofundada - afirmou.
Serys considera que a discussão na CCJ está sendo de alto nível e proveitosa, destacando um ponto polêmico em especial: o fim do nepotismo no Judiciário.
- Esse é um dos temas mais importantes. Temos que acabar com o nepotismo em todos os poderes, mas agora estamos tratando do Judiciário - afirmou.
Sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado, que apura envio ilegal de recursos ao exterior, a senadora pediu rapidez na aprovação de requerimento de sua autoria que convoca o ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, a depor. Serys afirmou que as denúncias publicadas na imprensa recentemente não deixam dúvida da participação de Maluf na evasão de divisas. A senadora disse que a CPI está tendo vitórias, apesar de trabalhar com tranqüilidade, no ritmo do relator José Mentor (PT-SP).
Citou como exemplo de sucesso a aprovação da convocação e quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. A senadora aproveitou para elogiar a coragem da ex-mulher de Pitta, Nicéia Camargo, por ter denunciado o envolvimento de Pitta em casos de evasão fiscal.
26/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys propõe comissão para discutir reforma política sob a ótica da participação feminina
CAE CONVIDA CALABI PARA FALAR SOBRE POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DO BNDES
Interlegis promove videoconferência sobre a mulher na política
Serys convida Dilma para encontros de prefeitos no MT
Governo contrata entidades para apoiar atuação feminina
BANCADA FEMININA LANÇA VÍDEO SOBRE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA MULHER