Serys defende instituição de semana nacional de ciência e tecnologia



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) destacou, na sexta-feira (10), a importância da Ciência e da Tecnologia como instrumentos para a paz e defendeu a instituição, no Brasil, de uma semana nacional de ciência e tecnologia para que a população possa ter "maior conhecimento dos resultados, da relevância e do impacto das pesquisas científicas".

- Não podemos ignorar que, no mundo de hoje, o progresso de um país encontra-se fundamentado no seu progresso científico. Sem dúvida, muitas vocações serão despertadas por meio de uma maior divulgação das atividades científicas - afirmou Serys.

A parlamentar lembrou ainda que, no último dia 8, a Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI) aprovou requerimento de sua autoria para instituir, também no Senado, a Semana da Ciência e Tecnologia.

- O Senado Federal poderá dar grande contribuição, uma vez que possui canais de comunicação com a sociedade de grande alcance - explicou.

Agricultura

Em seu pronunciamento, Serys também destacou a vocação agrícola de Mato Grosso e a necessidade de alternativas para diversificar a produção no estado, com incentivos voltados principalmente para o pequeno e o médio agricultor, além daqueles que se dedicam à agricultura familiar.

A senadora lembrou que Mato Grosso é um grande produtor de matérias-primas, "produtos para exportação in natura", que, por serem isentos de impostos, geram diversos problemas. A alternativa, segundo Serys, está na conscientização do pequeno e médio produtor de que é preciso encontrar opções para que esses produtos sejam também comercializados no mercado interno.

- Precisamos continuar exportando para trazer divisas, mas precisamos realmente tratar dessa questão, fazendo com que não só esses produtos sejam modificados no estado, para gerar emprego e deixar impostos, bem como diversificar a produção na sua origem - destacou.

Serys afirmou também que Mato Grosso ainda será o maior produtor de biodiesel do país, mas, para isso, os produtores da região precisam organizar-se para dominar a cadeia produtiva desse combustível, desde o plantio, a colheita e a industrialização até a comercialização da matéria-prima.



10/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys defende criação da Semana de Ciência e Tecnologia

FAB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Ceará inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobilizou o País

Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

Capes participa da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia