Serys destaca agenda do Ano Ibero-Americano da Pessoa com Deficiência



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MS) cumprimentou o governo federal por ter iniciado a agenda de atividades do Ano Ibero-Americano da Pessoa com Deficiência. Ela destacou que a primeira ação será a assinatura de um termo de cooperação entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a Infraero. O objetivo é transformar o Aeroporto Internacional de Brasília em modelo de acessabilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Segundo a senadora pelo Mato Grosso, a expectativa é que todos os aeroportos administrados pela Infraero também recebam as melhorias. A parceria prevê, além da implementação de ações para facilitar o acesso e priorizar o atendimento às pessoas com deficiência, a realização de fóruns nacionais, congressos, seminários, cursos específicos, capacitações, vistorias técnicas e a utilização dos aeroportos para divulgação de material relacionado aos direitos humanos, enfrentamento do trabalho escravo e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

- O ano de 2004 foi definido como o Ano Ibero-Americano da Pessoa com Deficiência na última reunião da Cúpula dos Chefes de Estados dos Países Ibero-Americanos, da qual o Brasil é membro, com mais 21 países. No encontro, que foi realizado na Bolívia, em 2003, foi assinado um documento que definiu a questão da deficiência como prioridade, fortalecendo-se as instituições e as políticas públicas direcionadas à inclusão dos cidadãos e cidadãs portadores - afirmou Serys.



03/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em conversa com Sarney, secretário-geral ibero-americano destaca Ano Internacional dos Afrodescendentes

Mauricio de Souza destaca a importância da 5ª Semana de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência

USP é primeira colocada em ranking ibero-americano

Memorial: III Congresso Ibero-Americano Educarede

Organizadores fazem balanço do 3º Encontro Ibero-Americano

Colômbia sedia Encontro Ibero-Americano de Museus