Serys destaca avanço de obras de infraestrutura em Mato Grosso



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) manifestou sua satisfação, em discurso nesta sexta-feira (26), com o avanço das obras do governo federal em seu estado, nas áreas de construção de moradias e de estradas e ferrovias. Ela agradeceu e elogiou, em particular, o empenho da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em apoiar a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para esses projetos de infraestrutura em Mato Grosso.

Segundo informou Serys, a maioria das cidades do Mato Grosso está sendo beneficiada com construções no setor de saneamento básico e de habitação, as quais, frisou ela, são fundamentais para assegurar a saúde da população. A parlamentar ressaltou o sucesso do programa Minha Casa, Minha Vida, que irá beneficiar famílias nas cidades de Cáceres, Tangará da Serra, Várzea Grande e Sorriso.

Quanto aos empreendimentos viários, a parlamentar contou que é grande a expectativa na região com as obras da Ferrovia Vicente Vuolo, que chegará até Cuiabá. Outra demanda, que segundo Serys já chegou à ministra Dilma Rousseff, é para que seja feita a inclusão do trecho da Ferronorte entre Rondonópolis e Cuiabá na segunda edição do PAC, a ser lançado em março.

Ela também anunciou a realização, no próximo dia 15 de março, de uma audiência pública na cidade de Lucas do Rio Verde para tratar do traçado da ferrovia de integração do Centro-Oeste, que vai contar com investimentos de R$ 6,4 bilhões, em projeto que envolverá vários municípios de Rondônia e Goiás.

- Nosso país, que por muitos anos relegou para segundo plano as ferrovias, agora retoma com força esse fundamental meio de transporte. Essa notícia é fantástica e colocará Mato Grosso, Rondônia e Goiás como estados verdadeiramente competitivos - disse Serys, lembrando que essas ações vão gerar empregos, renda e melhor qualidade de vida para os habitantes de Mato Grosso.

Meio ambiente

A senadora falou também de sua preocupação com a questão climática, destacando o avanço do aquecimento global e do desmatamento. Em sua avaliação, os problemas ambientais estão entre os maiores desafios que a humanidade terá pela frente, na busca pelo desenvolvimento sustentável, com responsabilidade social.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou que a realização da conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, denominada Rio+20, é uma boa oportunidade para que os países reflitam sobre o problema. De acordo com o senador, o Brasil terá a oportunidade de se destacar oferecendo um caminho no sentido de garantir o equilíbrio ecológico, a igualdade de oportunidades entre gerações e a educação para todos. 



26/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys aplaude avanço de consciência ambiental de produtores do Mato Grosso

Mato Grosso recebe investimentos para obras de infraestrutura

Serys destaca avanços do Luz para Todos em Mato Grosso

Serys destaca aumento da produtividade de alimentos no Mato Grosso

Serys destaca aprovação de projetos em favor de Mato Grosso

Serys destaca programas do governo Lula em Mato Grosso