Serys destaca investimentos da Eletrobrás na área ambiental
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou, em discurso, que o governo federal tem garantido investimentos em áreas relevantes para o projeto de desenvolvimento sustentável do país por meio das estatais. Ela se referiu, especificamente, aos investimentos feitos pelas empresas do Grupo Eletrobrás, afirmando que, num país em que a consciência ambiental ainda é um valor a se construir, o exemplo que vem sendo dado pelo grupo é altamente didático.
Serys disse que a política ambiental da Eletrobrás estabelece parâmetros para o tratamento das questões sócio-ambientais associadas aos empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica das empresas do grupo. A senadora destacou inicialmente o Programa Bioeletricidade, que visa a substituição progressiva do diesel, usado para a geração de energia elétrica nos sistemas isolados das regiões Norte e Nordeste e altamente poluente, por biodiesel obtido a partir de óleos vegetais. O Bioeletricidade, informou, prevê também o aproveitamento de lixo e esgoto em centros urbanos para a produção de energia.
Outro programa citado por Serys foi o das Comunidades Indígenas. O Programa Indígena Waimiri-Atroari, na usina hidrelétrica Balbina, por exemplo, permitiu a recuperação desse povo em termos demográficos, humanos e culturais. A senadora também ser referiu ao programa Vamos Plantar, que cria condições, em quatro estados, para o plantio de culturas agrícolas de até três metros de altura na faixa de segurança das linhas de transmissão.
Serys relatou ainda o êxito de projetos como o de Fabricação de Tijolos a partir de cinza do carvão, o de Apoio às Comunidades Extrativistas de Babaçu, o de Hortas Comunitárias, o Cultivando Água Boa e o Sítio Arqueológico de Piraquara de Fora, na região de Angra dos Reis (RJ). O programa desenvolvido por Furnas de proteção de unidades de conservação - parques nacionais e estaduais, reservas biológicas, estações ecológicas, parques ecológicos e áreas de proteção ambiental - também foi citado pela senadora. Ela informou que essa ação contribui para a proteção de uma área de mais de 1,7 milhão de hectares representativos de dois ecossistemas: o Cerrado e a Mata Atlântica.
- É com grande satisfação que fazemos este registro, já que é uma demonstração de que o governo Lula tem sabido, a um só tempo, garantir a geração de energia, nos livrando das graves crises que marcaram esse setor durante o indigesto governo de Fernando Henrique, e também zelar para que esta produção de energia seja feita dentro de parâmetros conservacionistas - disse.
07/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys destaca investimentos do PAC de R$ 574,5 milhões em MT
Serys destaca assinatura de pacto ambiental entre o governo de MT e produtores de soja
Secretário-Geral destaca investimentos na área de Defesa
Sistema Eletrobrás lança nova política ambiental
Investimentos da Eletrobras batem recorde em 2011
Eletrobras terá mais de R$ 10 bi de investimentos em 2011