Serys: dias mundiais da água e das florestas sugerem reflexão sobre destino do planeta
O Dia Florestal Mundial e o Dia Mundial da Água, comemorados neste domingo (21) e segunda-feira (22), devem ser, mais que uma celebração, um momento de reflexão sobre "os destinos que queremos dar ao nosso planeta e à própria existência da humanidade", afirmou a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Esses dois dias devem, na opinião da senadora, motivar ao engajamento nacional e internacional em favor da preservação e uso renovável desses dois recursos fundamentais para o futuro do planeta e da humanidade.
As águas e as florestas, conforme ressaltou a parlamentar, são recursos desigualmente distribuídos entre os países e regiões, e as populações se concentram em cada vez maiores centros, o que exige que "os recursos naturais sejam utilizados in loco e possam, também, ser transferidos para atender comunidades distantes". É por isso que, para ela, "as já batidas expressões de manejo sustentável dos recursos florestais e aqüíferos são genuínas palavras de ordem que devem ser introjetadas por todos".
No caso do Brasil, enfatizou a senadora, por ser o país talvez mais implicado com as águas e as florestas do planeta, não pela falta, mas pela abundância de que dispõe, a responsabilidade pelo uso sustentável é maior ainda.
O país também registra fortes desigualdades na distribuição desses recursos naturais, como o demonstram a Amazônia e sua riqueza, e a escassez do Nordeste.
- Aproveitemos, então, para repensar nossa política de manejo florestal e aqüífero de modo a propiciar o equilíbrio inter-regional no país. Essa pode ser uma justa comemoração dos dias florestal e da água - sugeriu a senadora.
19/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil detém a maior área de florestas tropicais do planeta
João Capiberibe faz reflexão sobre cem dias do governo Lula
Serys: estudo da ONU mostra que gelo e neve do planeta estão diminuindo
Política de uso da água do planeta será discutida em Paris
COMEÇA SEMINÁRIO QUE VAI DISCUTIR FUTURO DA ÁGUA NO PLANETA
Patrocínio alerta para escassez de água potável no planeta