João Capiberibe faz reflexão sobre cem dias do governo Lula



Os cem dias do governo Luiz Inácio Lula da Silva, completados nesta quinta-feira (10), motivaram uma reflexão do senador João Capiberibe (PSB-AP). Não obstante a expectativa de mudanças sócio-econômicas profundas por parte substancial da sociedade brasileira, conforme assinalou, Capiberibe elogiou a -paciência e cautela- do governo e dos partidos aliados na condução do país.

- Três meses após a posse de Lula, vemos, de um lado, a permanência dos acordos e contratos internacionais e, de outro, o governo mobilizando o que lhe resta de munição (recursos para investimento) depois da onda neoliberal que praticamente liquidou os ativos da sociedade brasileira - comentou.

Uma das principais mudanças de rota em relação ao governo passado seria, segundo afirmou, a retomada do papel do Estado como indutor do desenvolvimento econômico. Em vez de financiar empresas estrangeiras no processo de privatização, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passaria, por exemplo, a carrear recursos para a produção nacional e a infra-estrutura. Capiberibe disse ainda que os bancos públicos e as agências de fomento regional dispõem de recursos que, submetidos a um controle social e a uma política de aplicação clara, podem ajudar a expandir a economia.

Sobre o processo de crescimento econômico, o senador pelo Amapá sustentou que não se deve apartar de uma política de melhor distribuição de renda, capaz de viabilizar a inclusão social de milhões de brasileiros. João Capiberibe também destacou a firmeza da postura do governo petista frente ao conflito do Iraque, o que, na sua opinião, deve render uma posição de destaque ao país no plano internacional.



10/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ALBERTO PEDE REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS

Capiberibe pede a Lula que divulgue as contas do governo na Internet

João Capiberibe pede esclarecimentos à ANP sobre falta de combustíveis no Amapá

João Capiberibe cobra conclusão de inquérito sobre desvios de recursos no Amapá

Serys: dias mundiais da água e das florestas sugerem reflexão sobre destino do planeta

João Pedro festeja aprovação do governo Lula