Serys diz que criação da Empresa Brasileira de Comunicação é conquista da democracia



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comemorou nesta terça-feira (27) a criação da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), criada pela Lei 11.652/08. A senadora afirmou que a consolidação da televisão pública no Brasil representa uma conquista da democracia no país e equivale a modelos internacionais bem sucedidos como a PBS, nos Estados Unidos, e a RTP, em Portugal.

- É importante que os governantes deste pais garantam sempre recursos para consolidação desta importante conquista democrática - ressaltou a senadora.

Ao salientar que o sistema público de televisão e rádio atua em complementaridade ao sistema privado, a senadora recordou que ele já estava previsto na Constituição de 88, no artigo 223, e levou 22 anos para ser implantado. A senadora lembrou que a sociedade civil tem participação majoritária no conselho curador, que agora, irá renovar um terço de seus membros mediante consulta pública.

Serys lembrou a participação, no sistema EBC, de oito emissoras de rádio, entre as quais a Rádio Nacional do Rio de Janeiro e a Rádio Nacional de Brasília, e uma agência de notícias, a TV Brasil - todas compostas por ouvidorias em que ouvintes, leitores e espectadores emitem opiniões, sugestões e reclamações sobre os programas.

- Não se trata de competir com empresas privadas ou fazer proselitismo do governo. Os adversários da comunicação democrática que procurem outros pretextos para criticar a TV pública - propôs.

A senadora destacou ainda a qualidade da programação, de cunho educacional, cultural, regional e jornalístico, e mencionou os programas infantis Turma do Pererê e Menino Muito Maluquinho. Ela também elogiou o Revista África, filmado naquele continente, e o Repórter Brasil, "isento e pluralista".

Serys disse que o Congresso Nacional deverá viabilizar a implantação do canal de TV digital da EBC para todo o país. Afirmou também que a EBC lançará em breve um canal internacional sobre cultura, economia e a vida social e política do país para todo o mundo.

Mobilização pelas domésticas

Serys chamou atenção dos parlamentares para mobilização que acontecerá às 15h desta terça para garantir direitos trabalhistas e previdenciários de 3.2 milhões de trabalhadores domésticos no país. A senadora informou que estarão presentes os ministros do Trabalho, Carlos Lupi, da Previdência Social,José Pimentel; da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcea Freire; representantes da ONG CFêmea e da Federação das Trabalhadoras Domésticas.

Na pauta, disse Serys, está a aprovação de diversos projetos de sua autoria entre os quais o que reduz a contribuição social do trabalhador doméstico a 6% (PLS 161/09) e o que prevê multa por infração à legislação do trabalhador doméstico (PLS 159/09) e outras propostas de diversos parlamentares, todos aprovados no Senado e em exame na Câmara dos Deputados.



27/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares passa na CAS

Senado aprova criação de Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Sem acordo na comissão, criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vai a Plenário

Mão Santa diz que a democracia foi 'a maior conquista da Humanidade'

COMUNICAÇÃO SOCIAL FORTALECE DEMOCRACIA

COMUNICAÇÃO SOCIAL FORTALECE DEMOCRACIA