Serys elogia Plano Safra



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) elogiou com veemência o Plano de Safra 2003-2004, divulgado nesta terça-feira (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela afirmou ser este -o maior plano agrícola jamais lançado no Brasil- e que ele representa -a possibilidade da grande arrancada para a produção da agricultura familiar-.

O programa, informou a parlamentar, destina R$ 5,4 bilhões para o crédito rural, volume recorde de recursos que possibilitará um incremento de 40% nos contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo ela, serão beneficiados 4,1 milhões de estabelecimentos familiares, ou 84% dos imóveis rurais do país.

Serys disse que, já em 15 de junho, todos os cadastrados no Pronaf já terão o crédito disponível. Destacou que o próprio presidente Lula apressou-se em divulgar o telefone 0800-787000, de chamada gratuita, destinado a receber denúncias e reclamações.

A senadora salientou a iniciativa do Pronaf Alimentos, uma linha de crédito especial para produção de arroz, feijão, mandioca, milho e trigo. O volume de recursos destinado à produção desses cinco itens será 50% maior que o do ano passado. A comercialização desses cinco alimentos será feita diretamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mediante um preço de referência regional previamente garantido pelo governo. Essa produção atenderá a parte da demanda do Programa Fome Zero, acrescentou a representante mato-grossense.

Para Serys, o programa -merece ser lido em detalhe e com reflexão- por todos os senadores. Ela destacou ainda que as compras públicas serão feitas mediante a garantia de compra da produção dos assentados da reforma agrária e também da compra antecipada dos agricultores familiares, que poderão vender até R$ 2,5 mil em alimentos antes de serem colhidos.

Serys Slhessarenko destacou ainda a -grande novidade- do plano, o cartão magnético do agricultor familiar, que, além de facilitar a concessão de financiamento bancário, possibilitará ao produtor sacar os recursos diretamente dos caixas eletrônicos. Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) disse que o plano significa -a busca de cidadania efetiva para a mão calejada do campo-.




24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys elogia liberação de recursos para o Plano Safra

Ana Amélia elogia Plano Safra 2012/2013

Casildo Maldaner elogia Plano Safra anunciado pelo governo

Serys pede audiência sobre primeira safra de milho transgênico

CRA debate plano safra

CRA discute Plano Safra