Serys exalta realizações do governo Lula
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) exaltou as ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso nesta quinta-feira (7), propondo aos brasileiros que optem pela continuidade das políticas públicas implementadas durante os oito anos de governo petista.
- Precisamos seguir gerando emprego, fortalecer a infraestrutura e o parque produtivo, gerando renda e reduzindo o abismo social que ainda separa os diversos segmentos de nossa população. Precisamos fazer com que o Brasil continue a criar as condições necessárias para que o ciclo de desenvolvimento econômico e social vivido nos últimos anos seja sustentado - defendeu.
Serys destacou a expectativa dos brasileiros de verem diversos sonhos realizados como o de ter a casa própria, uma educação pública de qualidade, a reforma agrária, o primeiro emprego e o pleno emprego, uma juventude sem drogas, um envelhecimento tranquilo e com saúde e uma boa universidade.
Políticas públicas
Ao assinala a oportunidade de, no segundo turno, o eleitor fazer uma opção por dois modelos políticos "bem conhecidos - Serra e Fernando Henrique Cardoso e Dilma e Lula" - Serys comparou dois programas na área de energia - o Luz para Todos, do governo Lula, "considerado o maior programa de eletrificação rural do mundo" que está atingindo seus objetivos de ampliar a oferta de energia, especialmente nas comunidades rurais, e o Luz no Campo, de FHC, que teria deixado muitos participantes endividados e/ou inadimplentes.
Ainda de acordo com a parlamentar, o governo Lula foi o que mais investiu na educação pública, com a criação de novas universidades, novos campi universitários no interior do país, criação e ampliação de escolas técnicas e institutos federais e o Programa Universidade para Todos (Prouni) que teria facultado acesso à universidade a 700 mil estudantes.
Citou ainda os passos dados na direção do desenvolvimento econômico sustentável como a formação de reservas internacionais de US$ 273,8 bilhões (em setembro), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa, Minha Vida, que já atendeu "milhares de famílias em todo o Brasil".
A senadora ressaltou que o Brasil vive um período de segurança econômica, com as contas públicas equilibradas, graças ao presidente Lula e à atuação da então ministra Dilma Rousseff, na Casa Civil.
Contraditório
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi o primeiro a estabelecer o contraditório, seguido de outros parlamentares da oposição como João Faustino (RN) e Niúra Demarchi(SC), também do PSDB, defendendo as realizações do governo Fernando Henrique.
Azeredo lembrou que nada do que a senadora mencionou seria possível sem o Plano Real e que, da mesma forma, o Programa Bolsa-Família só foi possível com a organização da economia. João Faustino, por sua vez, disse que o PT, quando na oposição, não respaldou as políticas necessárias para consolidação do Plano Real de FHC como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a consolidação da dívida pública, necessários à manutenção do Plano Real. Ele enfatizou ainda que foi o Plano Real que garantiu poder de compra à classe média e aos mais pobres.
Níura Demarchi também mencionou o "extraordinário legado" de FHC com a receita obtida pela União com as privatizações, especialmente no setor de telecomunicações que também trouxeram comodidade ao povo brasileiro. Ela disse ainda que a estabilidade econômica deu "vida digna ao mais pobre" e acrescentou entre o legado de FHC o programa de combate à Aids, considerado um modelo em todo o mundo.
Desafios em MT
Serys comemorou, em seu discurso, a eleição de Silval Barbosa, aliado do PMDB, a governador de Mato Grosso, e do ex-governador Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) ao Senado. A senadora acredita que o desafio do governador será consolidar Mato Grosso como destino turístico internacional e capacitar mão de obra e preparar boa infraestrutura hoteleira e de transporte para a Copa de 2014, consolidando a vocação turística do estado pós-Copa 2014. Deverá também mostrar o estado como defensor do meio ambiente e melhorar a segurança pública.
07/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys aponta realizações do governo Lula
Sérgio Souza exalta realizações do governo nos dez meses de mandato de Dilma
Presidente Lula registra em cartório realizações de seu governo
Saturnino destaca realizações do governo Lula no Nordeste
Lula agradece apoio do Congresso e destaca realizações de seu governo
Serys Slhessarenko exalta ação ambiental do governo