Serys pede recuperação de estradas no Mato Grosso



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) cobrou nesta sexta-feira (14) uma atitude mais efetiva do governo na restauração das rodovias federais BR-070, BR-185, BR-163 e BR-364, que cortam o estado de Mato Grosso. A senadora informou que essas estradas se encontram há mais de 20 anos sem conservação e que isso prejudica o escoamento da safra de grãos do estado.

A situação é mais grave neste mês, de acordo com a senadora, porque o estado está no -período de arranca-safra-, época em que milhares de caminhões rumam das plantações para os pontos de escoamento dos portos do Sudeste e do Sul. Slhessarenko destacou que Mato Grosso é o maior produtos de soja do mundo, um dos maiores de algodão e que sua bovinocultura vem crescendo continuamente.

Para Serys existe ainda a necessidade de se fazer um esforço -gigantesco- para que seja concluída a BR-163, que liga o Pará ao Mato Grosso. A senador considera ser necessária uma luta conjunta para que a estrada seja concluída e a produção mato-grossense possa ser escoada também por meio do Pará.

Bertha Lutz

Serys Slhessarenko comunicou que o Diploma Bertha Lutz da Mulher-Cidadã será entregue no dia 27 de março em sessão ordinária do Senado. O diploma é dado anualmente pelo Senado a cinco personalidades femininas que tenham contribuído para a defesa dos direitos da mulher.Z A senadora informou que no próximo dia 18 serão informadas as cinco agraciadas, a serem escolhidas entre as portadoras de 32 currículos em análise pelo Conselho da Mulher-Cidadã Bertha Lutz. -É uma seleção difícil-, disse Serys.

O Conselho, instalado no último dia 12, tem como presidente a própria Serys e como vice o senador Geraldo Mesquita (PSB-AC), além de contar com os senadores Augusto Botelho (PDT-RR), Iris de Araújo (PMDB-GO), Roseana Sarney (PFL-MA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Papaléo Paes (PTB-AP), Geraldo Mesquita (PSB-AC), Magno Malta (PL-ES) e Patrícia Saboya (PPS-CE).

- Causou estranheza o vice ter sido um homem, mas a escolha foi por aclamação. Achamos muito importante essa integração, porque só trabalhando em conjunto vamos superar a problemática - disse.

A senadora destacou ainda que esta sexta é o Dia da Poesia. Para Serys, é preciso falar de poesia, arte que retrata tristezas e alegrias de um povo, assim como a realidade. Destacou ser hoje também o aniversário de Castro Alves, o poeta dos escravos.



14/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys pede recuperação de estrada no Mato Grosso

Estradas do Mato Grosso precisam de restauração, diz Serys

Serys pede pressa na integração ferroviária de Mato Grosso

Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso

Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso

Serys pede melhora da infra-estrutura em Mato Grosso