Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso



Em pronunciamento nesta quarta-feira (26), em Plenário, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu a necessidade de investimentos em logística, como forma de favorecer o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso, mas lamentou que a gestão do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) esteja "semiparalisada", referindo-se à demora na aprovação, pelo Plenário do Senado, da indicação do engenheiro Luiz Antônio Pagot para o cargo de diretor da autarquia.

Serys afirmou que "bilhões de reis" estão à espera de aplicação pelo Dnit, enquanto o Senado, há quatro ou cinco meses não consegue votar a indicação de Pagot para a direção do órgão.

- Nós temos que votar sua indicação, sob pena de não termos mais o direito de fazer discursos sobre os problemas das nossas estradas, porque os recursos estão parados no Dnit - avisou a senadora.

Serys relatou que, nos dois últimos finais de semana, percorreu diversos municípios do Mato Grosso, "em estradas invariavelmente de difícil trafegabilidade", podendo constatar os principais problemas vividos pela população rural do estado, que ocupa uma área superior a 906 mil quilômetros quadrados.

- Já tive oportunidade de dizer ao Brasil que a solução de nossa logística estará resolvida quando contarmos com um transporte multimodal funcionando, com boas ferrovias, hidrovias e estradas trafegáveis - afirmou.

A senadora pelo Mato Grosso disse esperar que as obras estruturais previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) possam aprimorar as condições de transporte no estado seu estado, o que poderá se refletir em ganhos de produtividade.

- Precisamos que a Ferronorte chegue urgentemente em Cuiabá, com ajuda do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Defendo o incremento e inserção no PAC do projeto Brasil Central, possibilitando a construção do ramal que ligará Miracema, no Tocantins, a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Digo tudo isso porque as chuvas estão chegando. Todos os anos são filas e mais filas de caminhões atolados num espetáculo vergonhoso - concluiu.



26/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso

Serys pede melhora da infra-estrutura em Mato Grosso

Serys elogia melhorias na infra-estrutura em Mato Grosso

Serys pede recuperação de estrada no Mato Grosso

Serys pede recuperação de estradas no Mato Grosso

Garibaldi pede mais investimentos em infra-estrutura