Sessão é levantada em pesar pela morte do deputado Mussa Demes



Em atendimento ao artigo 220 do Regimento Interno, o 2º vice-presidente do Senado, Alvaro Dias, levantou a sessão desta quinta-feira (6), em luto pelo falecimento do deputado federal Mussa Demes (DEM-PI), ocorrido na noite do dia anterior, vitimado por um câncer no pulmão aos 68 anos. Apresentaram requerimentos de votos de pesar pelo falecimento do deputado o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), José Agripino (DEM-RN), Mão Santa (PMDB-PI) e João Vicente Claudino (PTB-PI), além de outros senadores signatários.

Ao encaminhar a votação de seu requerimento, o senador Romeu Tuma afirmou que, quando foi secretário da Receita Federal, tinha em Mussa Demes "um bom consultor". Para o petebista, o deputado era um "tributarista de primeira grandeza". Tuma manifestou também o pesar do ex-deputado Robson Tuma, seu filho.

Arthur Virgílio lembrou que Mussa Demes, além de grande tributarista, era especialista em tênis, esporte que amava, sabendo o perfil de todos os grandes campeões. O líder do PSDB afirmou que trazia seu luto também por razões familiares, já que seu irmão Júlio Verne é casado com Helena Demes do Carmo Ribeiro - "sobrinha querida como filha" pelo deputado -, para quem pediu também à Mesa que fossem enviadas condolências. Arthur Virgílio informou ainda que o senador Mão Santa já havia se dirigido ao Ceará, estado em que o corpo do deputado será enterrado.

Serão enviadas as condolências também à família do deputado; ao governo do estado do Piauí; à Câmara dos Deputados; e ao partido Democratas.

A Agência Câmara divulgou que Mussa Demes foi eleito deputado por seis vezes (entre 1987 e 2007), tendo atuado, portanto, na Assembléia Nacional Constituinte. Sua vaga será ocupada pelo suplente José de Andrade Maia Filho (DEM-PI).



06/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles lamenta morte de deputado Mussa Demes

Sessão é encerrada em sinal de luto por deputado Mussa Demes

Senado aprova requerimento de pesar pela morte do deputado Max Rosenmann e sessão é encerrada

Aprovado pesar pela morte de deputado do Piauí

Iris manifesta pesar pela morte de ex-deputado

PESAR PELA MORTE DO EX-DEPUTADO FEDERAL ORLANDO BEZERRA