Sessão especial celebrou dia dedicado aos profissionais de Educação Física



O Senado homenageou nesta segunda-feira (1º), em sessão especial, os profissionais de Educação Física do país pela passagem do dia nacional dedicado à categoria, instituído em 2006 para ser comemorado nesta data. A sessão, proposta pelo senador Gim Argello (PTB-DF), marcou também os dez anos da lei que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Educação Física (Confef) e os conselhos regionais (Lei 9.696/98).

- O país vem evoluindo na parte do atendimento hospitalar e também nos medicamentos, mas a saúde plena, como todos querem, não existe sem a prática regular de exercícios - disse Gim Argello, para salientar a importância do profissional de Educação Física.

Em seu pronunciamento, o presidente do Confef, Jorge Steinhilber, defendeu como essencial que as atividades físicas e esportivas sejam conduzidas por profissionais legalmente habilitados, já que, como afirmou, são necessários conhecimentos científicos, técnicos e formação ética para uma boa prestação dos serviços à sociedade.

- Os esportes e a prática de exercícios físicos promovem a saúde, o fomento da paz e do desenvolvimento social. Esses valores são significativos, fundamentais e efetivamente serão alçados na medida em que as atividades sejam conduzidas por profissionais de forma adequada, segura e equitativa - salientou.

A prestação equitativa dos serviços desempenhados pelos profissionais do setor a todos os brasileiros foi também defendida pelo professor de Educação Física Lúcio Rogério Gomes dos Santos, conselheiro do Confef. A proposta é que as atividades de Educação Física passem a ser obrigatórias desde o ensino pré-escolar e, ainda, que a presença dos profissionais da área alcance todas as localidades do país.

- Temos que garantir que cada rincão deste país, cada lugarejo, tenha acesso aos profissionais de Educação Física, à competência desses profissionais e aos benefícios que eles podem trazer para suas vidas - disse.

Olimpíadas

Lúcio Rogério aproveitou para contestar as críticas à campanha brasileira nos recentes Jogos Olímpicos de Pequim. Segundo ele, houve quem falasse em desempenho "pífio" dos atletas, quando, em sua opinião, foi excelente a participação da equipe brasileira "perante o pouco que o país investe em Educação Física".

- Para que possamos ter um dia melhores resultados do que tivemos, precisamos investir seriamente em Educação Física desde as primeiras séries escolares - argumentou, afirmando que assim será possível "garimpar" desde cedo os talentos.

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que relatou na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) o projeto que criou o Dia Nacional dos Profissionais de Educação Física, impedido de comparecer à sessão, enviou mensagem para saudar os profissionais da área. Segundo ele, a formação que esses profissionais possuem permite à categoria "contribuir decisivamente tanto para o bem-estar e a saúde da população, quanto para o desenvolvimento do desporto nacional".

Participaram da mesa da sessão especial dois presidentes de conselhos regionais de Educação Física, Alexandre Fachetti (DF/TO/GO) e Marino Tessari (SC). A sessão contou com a presença de crianças ligadas ao grupo de patinação Papa-Léguas, de Sobradinho (DF), dirigido pela professora Tuca Reichert - que já venceu a Maratona de Patins de Nova Iorque -, e ao Centro Social de Iniciação Desportiva de São Sebastião (DF).



01/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iniciada sessão de homenagem a profissionais de Educação Física

Senado realiza sessão especial para celebrar o Dia Nacional do Profissional de Educação Física

Paulo Paim apresenta reivindicações de profissionais de educação física e de ferroviários

Febem: Fundação realiza o IV Simpósio de Educação Física e Esporte para profissionais da área

Marconi Perillo encerra sessão que celebrou a Campanha da Fraternidade

Efraim Morais homenageia jornalista paraibano cego na sessão que celebrou o bicentenário de Louis Braille