Sessão especial de 30 anos do Diretas Já será no dia 24
A sessão especial do Senado para lembrar os 30 anos da campanha Diretas Já, aprovada na semana passada, ocorrerá no dia 24 (segunda-feira). No requerimento para realização da sessão, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembra que o comício considerado o primeiro grande evento da campanha ocorreu no dia 12 de janeiro de 1984, em Curitiba (PR).
Naquele ano, com o país ainda sob regime militar, uma série de manifestações populares pedia eleições diretas para a escolha do novo presidente, sucessor de João Figueiredo. Um dos momentos mais marcantes foi o comício realizado na Praça da Sé, em São Paulo, no dia 25 de janeiro, reunindo cerca de 300 mil pessoas.
Os comícios contavam com a participação de atletas, artistas, comunicadores e políticos opositores ao regime militar – entre eles, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de vários protestos, a eleição terminou ocorrendo de forma indireta, com a vitória de Tancredo Neves (1910-1985), que derrotou Paulo Maluf.
11/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado fará sessão especial para lembrar Diretas Já
Sessão especial em homenagem ao 40 anos do PMDB será nesta quinta
Dez anos do Interlegis são comemorados em sessão especial
Sessão especial comemorará 40 anos da Embrapa
Sessão especial comemora 40 anos da Suframa
Sessão especial celebra 50 anos de criação do Acre