Sessão especial lembra o Dia do Maçom



O Senado Federal realiza na próxima segunda-feira (20), Dia do Maçom, sessão especial para homenagear a Maçonaria brasileira. O requerimento que propôs o evento, marcado para as 10h, foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

A loja maçônica Grande Oriente do Brasil completou 190 anos de fundação no dia 17 de junho. No dia 15 de junho, em pronunciamento em Plenário, Mozarildo fez uma retrospectiva da atuação da instituição no país e citou os maçons com papel de destaque na política nacional e em campanhas cívicas e sociais importantes.

Segundo informou, a mobilização pela independência do Brasil foi forjada dentro da Grande Oriente, que teve o então ministro do Reino e de Estrangeiros José Bonifácio de Andrada como primeiro grão mestre. Outros maçons ilustres se notabilizaram na luta contra a escravidão, como Eusébio de Queiroz, à frente da aprovação da lei que proibiu o tráfico negreiro (1850), e o Visconde de Rio Branco, da lei que tornou livres os filhos de escravas (1871).

O advento da República também teve a marca da Maçonaria, conforme lembrou Mozarildo. Vários presidentes da chamada República Velha (1889-1930), como Floriano Peixoto, Hermes da Fonseca, Campos Sales, Nilo Peçanha, tinham atuação destacada na Grande Oriente. Campanhas pela redemocratização do país e pela anistia a presos políticos contaram ainda com o envolvimento da Maçonaria.

- Ainda persiste o preconceito e a crença de que somos uma seita. Mas a Maçonaria é um modelo de tolerância com o pensamento diverso, que trabalha pela espiritualidade e prega a crença em Deus, o respeito à família e o amor à pátria – afirmou Mozarildo em seu pronunciamento.



16/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão especial lembra vítimas do Holocausto

Edison Lobão lembra Dia do Maçom e elogia ministras do STJ e STF

Senado lembra Guerra do Contestado em sessão especial

Sessão especial lembra o bicentenário da imigração chinesa

Sessão especial lembra os 50 anos do comício de Jango na Central do Brasil

Senado lembra em sessão especial os 200 anos de abertura dos portos no Brasil