Sessão especial lembra os 50 anos do comício de Jango na Central do Brasil



VEJA MAIS

Há 50 anos, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o então presidente da República, João Goulart, defendia as reformas de base, diante de 200 mil pessoas, em discurso transmitido pelo rádio. No palanque, cercado de ministros e parlamentares da base de seu governo, Jango anunciou a assinatura de decreto que dava início a um programa de reforma agrária. Era o Comício das Reformas, ocorrido no dia 13 de março. O presidente entusiasmou os que esperavam mudanças estruturais no país, mas o comício serviu de pretexto para sua deposição, pouco mais de duas semanas depois, no Golpe de 1964.

Nesta sexta-feira (4), às 14h, o Senado realiza sessão especial para lembrar o Comício das Reformas e o presidente João Goulart (1919-1976), cujo mandato foi restituído simbolicamente pelo Congresso no fim do ano passado. O comício reuniu milhares de pessoas na Central do Brasil, no centro do Rio, para pressionar o Congresso a apoiar as chamadas reformas de base – agrária, bancária, eleitoral, administrativa e universitária - que prometiam modernizar as estruturas do país e combater a pobreza.

"Trabalhadores, acabei de assinar o decreto da Supra [Superintendência de Política Agrária]. Assinei-o com o pensamento voltado para a tragédia do irmão brasileiro que sofre no interior de nossa pátria. Ainda não é aquela reforma agrária pela qual lutamos. Ainda não é a reformulação do nosso panorama rural empobrecido. Ainda não é a carta de alforria do camponês abandonado. Mas é o primeiro passo", discursou o então presidente.

Na ocasião, Jango anunciou a desapropriação de terras improdutivas próximas a rodovias, ferrovias e açudes feitos com recursos federais, como forma de evitar a especulação fundiária, aumentar a produção de alimentos e facilitar o escoamento, e que as refinarias particulares passariam ao controle da Petrobrás. Dias depois, o presidente seria deposto pelos militares, que deixaram o poder somente em 1985.

No último dia 31, os 50 anos do Golpe de 1964 foram lembrados em sessão especial realizada no Plenário do Senado, a pedido do senador João Capiberibe (PSB-AP). O requerimento para a realização da sessão em homenagem ao Comício das Reformas foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).



03/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão lembra João Goulart e os 50 anos do Comício das Reformas

Senado comemora 50 anos do Comício das Reformas, na Central do Brasil

Senado lembra em sessão especial os 200 anos de abertura dos portos no Brasil

SESSÃO PLENÁRIA/João Luiz lembra ações de Jango

Simon lembra os 30 anos da morte de Jango

Ao lembrar comício de Jango, Randolfe defende revisão da Lei da Anistia