Sessão plenária é suspensa em homenagem a Alberto Silva, falecido na madrugada desta segunda-feira



Por iniciativa do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), a sessão não deliberativa foi suspensa em razão do falecimento, na madrugada desta segunda-feira (28), em Brasília, do deputado federal e ex-senador Alberto Silva (PMDB-PI). Às vésperas de completar 91 anos, ele faleceu vítima de insuficiência respiratória, provocada pelo agravamento de uma pneumonia e complicações de um câncer de próstata.

Em pronunciamento de homenagem, Heráclito Fortes disse que Alberto Silva foi um homem que marcou a história política e administrativa do estado do Piauí. Engenheiro civil e mecânico, Alberto Silva governou o estado do Piauí por duas vezes; foi prefeito do município de Parnaíba também por duas vezes; senador da República; e estava em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.

- Era um homem com uma cabeça e um pensamento bem além do seu tempo. Foi sempre um renovador - disse Heráclito.

Entre as principais obras de Alberto Silva à frente do estado do Piauí, Heráclito destacou a pavimentação, na década de 70, de uma rodovia que ligava Luiz Correa, litoral norte, a Correntes, no sul do estado. De acordo com ele, a obra "abriu o Piauí para o mundo" e "tirou o estado do acanhamento", permitindo o aumento da produção de grãos de 40 mil toneladas por ano para 1,2 milhão de toneladas.

Heráclito também destacou as qualidades de Alberto Silva enquanto pesquisador. Ele lembrou das tentativas empreendidas pelo conterrâneo na busca de alternativas aos combustíveis fósseis enquanto presidente da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, extinta no governo Collor.

- Empreendeu pesquisa tendo por base matriz comum no sertão nordestino, um arbusto chamado mameleiro. Comprovou ser aquele arbusto um grande produtor de óleo diesel, embora não houvesse matéria-prima suficiente para alimentar a demanda nacional. Mas abriu a perspectiva de pesquisa nessa área. Era um desbravador. Um homem que tinha suas ideias e as defendia com muita convicção e tenacidade - disse.

O corpo do deputado Alberto Silva está sendo velado no Salão Negro do Senado e, mais tarde, será trasladado para Teresina, onde o velório ocorrerá no prédio da Assembleia Legislativa do Piauí. O sepultamento está marcado para amanhã em Parnaíba, sua cidade natal.

(Com informações da Agência Câmara)



28/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encerrada sessão plenária desta segunda-feira

Sessão plenária é suspensa em homenagem a Niemeyer

Sessão plenária é suspensa e será retomada às 14 horas desta quinta. Decisão sobre Venezuela é adiada para a próxima semana

Em homenagem a Niemeyer, Sarney vai propor cancelamento da sessão plenária desta quinta

Começa sessão plenária desta terça-feira

Encerrada sessão plenária desta terça-feira