SESSÃO PLENÁRIA/Sartori pede aplicação de recursos do crédito educativo



O deputado José Ivo Sartori (PMDB), em seu segundo pronunciamento da tarde, discorreu sobre um tema que ele definiu como um dos que mais atingem os pais de família que têm filhos ou parentes estudando em uma universidade particular: o alto custo do estudo.
Disse que esse drama é sentido por todos os parlamentares. "Existe uma verdadeira peregrinação aos gabinetes, por parte de pais e mães que, na maioria das vezes, não têm como sustentar o filho na universidade particular. Algumas instituições sequer se habilitaram a participar do financiamento do Crédito Educativo Federal,disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

No Rio Grande do Sul, revelou que, no ano que passou, foi aplicado apenas um terço do orçamento destinado para o crédito educativo estadual. "Os recursos foram aplicados todos na Universidade estadual. Venderam a idéia de que a Uergs ia dar às famílias carentes a satisfação de ver seus filhos fazendo cursos tradicionais, como Medicina, Odontologia, Agronogia, Engenharia, quando isso não existe", comentou.

Sartori pediu aos demais deputados para o Projeto de Lei 196/2000, de sua autoria, que dispõe sobre o acesso ao crédito educativo aos estudantes desde o vestibular, para que, já no primeiro semestre, possam utilizar-se dos recursos para fazer frente às despesas.

03/21/2002


Artigos Relacionados


Sartori pede urgência na votação do crédito educativo estadual

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori pede manutenção das mudanças no Código Florestal

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori pede esclarecimentos ao governo sobre taxa ambiental

Sartori lamenta falta de crédito educativo

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori homenageia ex-prefeito de Garibaldi

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori destaca 25 anos de atividades da Emater