SESSÃO PLENÁRIA/Sartori pede manutenção das mudanças no Código Florestal



O deputado José Ivo Sartori (PMDB)apelou às entidades ligadas à defesa do meio ambiente para que não pressionem o Execuitivo a vetar proposta do Legislativo que altera o Código Florestal, no que se refere a questão das queimadas. Disse que a proposta surgiu coletivamente, após consulta a pequenos agricultores e técnicos ligados a área, em seminário promovido na Universidade de Caxias do Sul, entre outras mobilizações.

Lembrou que o deputado Roque Grazziotin (PT), no ano passado, coordenou a Subcomissão das Queimadas, que percorreu o Estado, debatendo o assunto, o que resultou em um projeto de lei daquele parlamentar. O próprio Sartori tem duas propostas nesta área, alterando alguns artigos do Código Florestal, uma delas prevendo a permissão do corte de capoeiras, com acompanhamento técnico.

Citou outras iniciativas, que reconceituam florestas e capoeiras. Todo esse trabalho resultou no consenso e na proposta final, que Sartori quer evitar seja vetada pelo governador,"para não penalizar o pequeno produtor". Argumentou que a proposta final, encampada pelo Legislativo preserva o meio ambiente, mas permite que o pequeno agricultor possa trabalhar sua terra.

05/08/2002


Artigos Relacionados


SESSÃO PLENÁRIA/Sartori pede aplicação de recursos do crédito educativo

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori pede esclarecimentos ao governo sobre taxa ambiental

SESSÃO PLENÁRIA/ Grazziotin anuncia substitutivo que altera Código Florestal

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori homenageia ex-prefeito de Garibaldi

Moreira Mendes pede mudanças na MP do Código Florestal

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori destaca 25 anos de atividades da Emater