Sessão solene irá comemorar a primeira participação do Brasil no Ano Polar Internacional



O Congresso realiza sessão solene conjunta, nesta quinta-feira (8), às 10h, para comemorar a primeira participação do Brasil no 4º Ano Polar Internacional, que reúne um conjunto de ações científicas no Ártico e na Antártica. O programa envolve mais de 200 projetos, com milhares de cientistas de mais de 60 países que analisam uma série de tópicos nas áreas da física, da biologia e da pesquisa social.

Organizado pelo International Council for Science e World Meteorological Organization, o Ano Polar 2007/08 está em sua quarta realização - os primeiros eventos ocorreram em 1882/83, 1932/33 e 1957/58.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), equipes de pesquisadores serão enviadas pelos países participantes para a execução de pesquisas de vanguarda, a fim de examinar processos ambientais no Ártico e na Antártica, bem como as ligações dessas regiões com as demais áreas do planeta. Esse esforço mundial, multi-institucional e interdisciplinar, aumentará a habilidade dos pesquisadores para detectar mudanças ambientais e avaliar suas conseqüências socioeconômicas, segundo o Inpe.

Pelo fato de o Brasil nunca ter participado do Ano Polar, esteve ausente de importantes decisões internacionais sobre o Ártico e a Antártica - que representam aproximadamente 10% da área do planeta, de acordo com o Inpe. O Ministério da Ciência e Tecnologia está organizando um Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa), destinado a acompanhar e apoiar as atividades científicas durante o Ano Polar Internacional.

O Inpe informa que, até o momento, pesquisadores brasileiros já apresentaram mais de 40 propostas de ações nas diversas áreas de pesquisas para o Comitê Científico Internacional de Pesquisas Antárticas, envolvendo ciências físicas, ciências da vida e geociências. O próprio Inpe já se organizou e apresentou proposta ao Comitê Científico Internacional, com atividades na região Antártica e na América do Sul, cujos projetos vão até 2009. Os resultados científicos deverão ser divulgados a partir de 2008, com as conclusões finais em 2010, de acordo com a instituição.

As atividades do Inpe contam com a colaboração de outros dez países e têm a coordenação dos pesquisadores Neusa Paes Leme, da Divisão de Geofísica Espacial, e Hisao Takahashi, da Divisão de Aeronomia, com a participação de outros dez pesquisadores do instituto, além de técnicos e estudantes. Essas pesquisas estudam a alta, média e baixa atmosfera, enfocando a dinâmica da atmosfera, camada de ozônio, meteorologia, aquecimento global, gases do efeito estufa, radiação ultravioleta, relação sol-atmosfera, transporte de poluição e oceanografia.

Segundo informações do Ministério da Ciência e Tecnologia, a comunidade científica brasileira contará ainda com a participação direta de pesquisadores de mais de 30 universidades públicas e privadas e de centros de pesquisa, num total de 28 projetos. Para tanto, o ministério disponibilizou recursos da ordem de R$ 9,2 milhões, provenientes de ações dos Fundos Setoriais a serem empenhados em dois anos e repassados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O acompanhamento das atividades científicas, segundo o ministério, será feito pela Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), cujo secretário é o coordenador do Conapa. Neste ano, em que o Brasil marca intensa participação no Ano Polar Internacional, comemoram-se também os 25 anos consecutivos da atuação brasileira na Antártica, com o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), de acordo com o ministério.

A sigla do Ano Polar Internacional em Inglês é International Polar Year (IPY), e o site para consulta sobre o evento de 2007/08 é: http://www.ipy.org/ .



02/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão solene comemora primeira participação do Brasil no Ano Polar Internacional

Sessão solene comemora participação do Brasil no 4º Ano Polar Internacional

Congresso faz sessão solene para comemorar Dia Nacional do Cooperativismo

Congresso tem sessão solene para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Sessão solene celebra Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher tem sessão solene no Congresso