Sessão solene terá mensagem presidencial
Jader chega ao Congresso cerca de meia hora antes do início da sessão, no carro da Presidência do Senado, que o conduzirá escoltado pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. À base da rampa do Congresso, Jader será recebido pela diretora de Relações Públicas do Senado, Ilana Trombka, e por um oficial da Guarda de Honra do Batalhão da Guarda Presidencial.
Nesse instante, acontece o exórdio (toque de saudação) e, acompanhado pelo comandante, o senador passa a tropa em revista. Em companhia de Ilana Trombka, o presidente do Senado inicia a subida da rampa, onde será recepcionado pelos secretários-gerais das Mesas do Senado e da Câmara, Raimundo Carreiro e Mozart Vianna de Paiva, e pelos diretores-gerais, Agaciel Maia e Adelmar Sabino, respectivamente, além do diretor de Relações Públicas da Câmara, Osvaldo Vaz Morgado.
Em seguida, o presidente é conduzido até a primeira plataforma da rampa, onde se une aos líderes dos partidos políticos no Senado e na Câmara para ouvir o Hino Nacional, executado pela Banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas. Ao mesmo tempo, será hasteada a bandeira do Brasil. Finalmente, será realizada a Salva de Gala (21 tiros de canhão) pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha.
Jader, então, segue em direção ao Salão Negro e ao Plenário da Câmara, onde o novo presidente daquela Casa o recepciona. No plenário da Câmara, ocupado por deputados e senadores, Jader senta-se à Mesa, com o presidente da Câmara à sua direita e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Mário Velloso, à esquerda. O primeiro e o segundo secretários da Mesa do Congresso completam a Mesa.
Aberta a sessão, Jader convida o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, a entregar ao primeiro-secretário da Mesa do Congresso a mensagem presidencial para o biênio 2001/2002. Na mensagem, lida pelo primeiro-secretário, o presidente Fernando Henrique Cardoso deve falar da conjuntura política e econômica do país, além de fazer observações sobre as relações entre Executivo e Legislativo. Se desejar, Jader será o único parlamentar a fazer uso da palavra, antes de encerrada a sessão.
14/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lula vai ler mensagem presidencial na sessão de abertura do Congresso
Lula lerá mensagem presidencial na sessão de abertura do Congresso
PRESIDENTE DE PORTUGAL TERÁ HOMENAGEM EM SESSÃO SOLENE
Congresso terá sessão solene para receber presidente da China
Senado terá sessão solene pelos 200 anos da imigração chinesa
Osmar Serraglio lê mensagem presidencial