Sete virtudes cultivadas pela Ordem DeMolay são destacadas em sessão de homenagem
Nosso grande objetivo é ensinar e praticar a virtude, afirma Mozarildo (C) que presidiu a sessão
Amor filial, crença em Deus, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Essas setes virtudes cultivadas pela Ordem DeMolay - organização apoiada pela maçonaria e dedicada à formação social e espiritual de jovens de 12 a 21 anos – foram exaltadas em sessão especial do Senado Federal nesta segunda-feira (17). A solenidade, requerida pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), serviu para celebrar o Dia do DeMolay, comemorado oficialmente em 18 de março, e também para lembrar os 700 anos da morte do francês Jacques DeMolay, patrono da ordem.
- O cidadão formado pela ordem deve ser um exemplo e modelo a ser seguido por todos os jovens. Nosso grande objetivo é ensinar e praticar a virtude, levando uma vida pura, reta, patriótica e reverente – ressaltou Mozarildo, que considerou essa preocupação com a juventude a melhor obra da maçonaria.
Valores e educação
Fundada nos Estados Unidos, em 1919, pelo maçon Frank Land, a Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil em 1980 e reúne, hoje, quase 30 mil membros no país. Durante a homenagem, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Cícero Lucena (PSDB-PB) – este maçon, como Mozarildo – também reconheceram a importância dos valores cultivados pela organização, inclusive, para a construção de um projeto educacional mais democrático e de melhor qualidade.
- Hoje, o que corresponde à Abolição [da escravatura] e à República [causas defendidas pela maçonaria] é a educação de qualidade para todos. Vamos nos unir para que, nesse país, nenhuma criança fique fora da escola. Isso, para mim, só vai ser possível com a federalização da educação – comentou Cristovam.
Para Rollemberg, é preciso cultivar valores como companheirismo, honestidade, correição, que induzam a percepção de que o investimento em educação de qualidade é que vai dar igualdade de oportunidade a todos os brasileiros.
A luta pela manutenção das escolas públicas é, segundo o grande mestre nacional da Ordem DeMolay, Sergio Luiz Gonçalves, uma das principais bandeiras levantadas pela organização e seus membros. Gonçalves aproveitou para dedicar ao Senado uma placa comemorativa do Supremo Conselho da Ordem DeMolay no Brasil em agradecimento à homenagem pelos 700 anos da morte de Jacques DeMolay.
17/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado faz sessão especial em homenagem à Ordem DeMolay
Mozarildo abre sessão de homenagem à Ordem DeMolay
Senado vai homenagear Ordem DeMolay em sessão especial na segunda-feira
Sete matérias trancam a ordem do dia da sessão desta terça-feira
Senado homenageia Ordem DeMolay
Senado celebra os 30 anos da ordem DeMolay