Setor hoteleiro do RJ se compromete a divulgar média de preços da alta temporada
Representantes do setor hoteleiro do Rio de Janeiro se comprometeram a divulgar uma lista na internet com a média das tarifas cobradas por cada hotel durante a alta temporada (carnaval e ano novo). O intuito é que turistas brasileiros e estrangeiros saibam se estão sendo vítimas de abuso de preços durante a Copa do Mundo de 2014. A medida também permitirá que órgãos de defesa do consumidor atuem de forma precisa para combater essa situação.
A medida foi anunciada nesta quinta-feira (16) durante reunião, no Rio de Janeiro, com o Comitê Interministerial de Acompanhamento de Preços, Tarifas e Qualidade de Serviços para a Copa do Mundo.
A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Juliana Pereira, coordenou a reunião e deu esclarecimentos sobre o acordo. Segundo ela, os preços que estiverem acima dos da alta temporada poderão ser considerados abusivos.
“Esse é o compromisso que o setor hoteleiro do Rio de Janeiro assumiu hoje com a Senacon. Nós esperamos que, brevemente, num prazo mais curto possível, isso seja colocado de forma transparente no site dos hotéis para que nós possamos identificar se há um problema na tarifa hoteleira, ou se operadoras estão repassando essa tarifa e ganhando além do necessário. É importante identificar de quem é a responsabilidade, porque só assim os órgãos de defesa do consumidor poderão atuar para combater essa situação”, alertou a secretária da Senacon.
Segundo Juliana Pereira, a proposta foi feita inicialmente só ao setor hoteleiro do Rio de Janeiro, que está se comprometendo a dar transparência às tarifas. “A Senacon, a partir de agora, vai levar essa mesma proposta para os setores hoteleiros das outras cidades”, completou.
A representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIHRJ), Sonia Leite Chami, afirmou que toda a rede da cidade está empenhada com a proposta, e destacou que nenhum hotel do Rio está cometendo abuso de tarifas para a Copa. “Se identificarmos abusividade nos preços vamos penalizar o hotel”, garantiu a representante da ABIHRJ.
Fonte:
Ministério da Justiça
16/01/2014 18:47
Artigos Relacionados
Caixa amplia investimentos do setor hoteleiro
Setor hoteleiro homenageia o Ministério do Turismo
Setor hoteleiro de Cuiabá deve crescer 30% até 2014
Brasil busca parceria no setor hoteleiro em Nova York
Setor hoteleiro é contrário à limitação de multa por cancelamento de hospedagem
Romeu Tuma destaca importância do 'Supersimples' para o setor hoteleiro